educação

Em depoimento na Câmara, Dupas se esquiva e não explica a crise no Inep

Presidente do instituto afirma que em reunião, hoje, começará a debelar crise. E garante aplicação das provas

Gabriela Bernardes*
Tainá Andrade
postado em 11/11/2021 06:00
Ao depor na comissão, Dupas preferiu enfatizar que o cronograma de provas está mantido e não deu indícios sobre a crise -  (crédito: Divulgação Inep)
Ao depor na comissão, Dupas preferiu enfatizar que o cronograma de provas está mantido e não deu indícios sobre a crise - (crédito: Divulgação Inep)

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas, não deu nenhum indício sobre as razões que levaram à debandada de 37 servidores do instituto, a poucos dias da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Em depoimento, ontem, à Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, disse que a questão será tratada internamente e que o problema deve começar a ser debelado hoje, quando pretende se reunir com uma comissão de funcionários.

Em vez disso, Dupas preferiu assegurar que o Enem acontecerá, de fato, nos dias 21 e 28, enquanto que o Enade será aplicado no dia 14. Diante dos parlamentares, o presidente do Inep aproveitou para pedir para que os estudantes continuem "estudando para as provas" e disse que a saída dos servidores não causará problemas.

"O cronograma de execução do Enem 2021 está mantido e não será afetado pelos pedidos de exoneração. As provas do exame estão armazenadas em segurança, e o Inep está monitorando todo o processo de modo a garantir a normalidade de sua execução", informou Dupas.

Entretanto, a "crise interna" — como o próprio presidente do Inep classificou — parece estar longe do fim. Apesar de os deputados insistirem, Dupas conseguiu se esquivar e não dar qualquer informação.

"Vamos aprofundar melhor, hoje, em uma reunião com a Assinep (Associação de Servidores do Inep). É uma questão interna que gostaria de tratar internamente, inicialmente, para buscar uma solução efetiva sem causar impacto negativo na sociedade", limitou-se a dizer, acrescentando que discutirá as denúncias de assédio moral e as saídas — que somente são efetivadas com a publicação no Diário Oficial da União (DOU), o que, até agora, não aconteceu.

Encontro inócuo

O encontro, porém, tem tudo para não se realizar, pois representantes da Assinep já adiantaram que não comparecerão. Segundo o presidente da associação, Alexandre Retamal Barbosa, o comparecimento de Dupas à comissão da Câmara e seu comportamento diante dos deputados confirmou o que os servidores alegam como causa da demissão: o despreparo técnico e administrativo do presidente do Inep.

"A forma como o presidente se comportou só confirmou que o que os servidores denunciaram é verdade: a completa falta de preparo técnico e administrativa", afirmou.

Segundo Retamal, "uma coisa que bota em risco o Enem, o Enade e todas as ações estratégicas que o Inep tem para a educação brasileira, nesse momento, é a mesma coisa que bota em risco o instituto: a atuação do atual presidente, que toma decisões muitas vezes equivocadas, desconsiderando os critérios técnicos".

O presidente da Assinep disse que as provas, de fato, estão garantidas, pois existe uma rede de governança bem estruturada para organizar a aplicação do Enem e de todas os concursos geridos pelo órgão.

"O Enem termina em um dia, no dia seguinte já está começando o planejamento para o próximo ano. Realmente, a prova tem estrutura para acontecer e os servidores tomaram a decisão cientes disso. Eles não querem prejudicar os alunos. Só não podem continuar compactuando com uma condução da qual discordam", explicou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.