IMPRENSA

Diretora de Redação do Correio, Ana Dubeux vence troféu Mulher Imprensa

Jornalista foi escolhida na categoria "liderança" na 15ª edição do prêmio que, neste ano, teve como mote a diversidade

Correio Braziliense
postado em 25/11/2021 10:54 / atualizado em 26/11/2021 20:00
 (crédito: Reprodução)
(crédito: Reprodução)

A diretora de Redação do Correio Braziliense, Ana Dubeux, é a vencedora do troféu Mulher Imprensa na categoria Liderança, diretora de Redação ou fundadora de projetos jornalísticos. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (25/11).

Dubeux disputou o prêmio Mulher Imprensa com Carla Jiménez, editora executiva do El País Brasil; Kátia Brasil, cofundadora e editora-executiva da Agência Amazônia Real; Renata Afonso, CEO da CNN Brasil; e Vanessa Adachi, fundadora e editora-chefe da Capital Reset.

Esta é a 15ª edição do Mulher Imprensa, organizado pela revista e portal Imprensa, com apoio da ESPM e patrocínio da Bayer. A disputa nacional contabilizou mais de 43,6 mil votos válidos, para 15 categorias. A organização decidiu anunciar a premiação ontem, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. O prêmio será transmitido em 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos, às 10h, no canal do YouTube e no site do Troféu Mulher Imprensa.

É a terceira vez que Ana Dubeux vence o Troféu Mulher Imprensa. Em 2006 e 2013, ela ganhou na categoria Diretora ou Editora de Redação. Na edição de 2021, foi premiada pelo trabalho no comando de uma Redação ou fundadora de projetos jornalísticos.

Natural de Recife e formada em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, Ana Dubeux está à frente do jornal desde 2003. "Dedico o prêmio à valorosa equipe do Correio, que trabalha diariamente com muito afinco para levar a melhor informação à sociedade", disse a diretora.

Trajetória

Antes de chefiar a Redação, Dubeux foi repórter, subeditora e editora de Cidades, além de colunista. Também trabalhou como chefe de reportagem e editora executiva, até assumir a diretoria de Redação. Além de comandar uma equipe dedicada ao jornalismo profissional, mantém uma coluna de opinião aos domingos. Também contribui regularmente na produção do Correio, seja em coluna, seja em entrevistas ou reportagens.

Dubeux é responsável pela produção do CB.Poder, programa de entrevistas que é fruto de uma parceria do Correio com a TV Brasília. Participa ainda da elaboração de campanhas do jornal. Este mês, por exemplo, o diário publicou uma série de reportagens sobre a Consciência Negra.

O Correio Braziliense conquistou mais reconhecimento recentemente. No início do mês, o jornal foi vencedor do Prêmio Confederação Nacional de Transporte (CNT) de Jornalismo, uma das premiações mais tradicionais da imprensa brasileira. O jornal ficou em primeiro lugar na categoria meio ambiente e internet, com a reportagem especial Um país fora dos trilhos, dos repórteres Renato Souza, Luiz Calcagno e Augusto Fernandes.

Outras 12 jornalistas e dois projetos de reportagem foram reconhecidos. Confira as vencedoras nas respectivas categorias:

  1. Bianka Carvalho — Repórter de TV
  2. Carla Bigatto — Âncora
  3. Caso K (Agência Pública) — Projeto sobre temática feminina
  4. Cinthia Toledo — Revelação
  5. Estação Livre (TV Cultura) — Projeto sobre temática de diversidade
  6. Flávia Oliveira — Colunista
  7. Gabriela Boló — Fotojornalista
  8. Juliana Dal Piva — Repórter de jornal
  9. Márcia Cirino — Assessoria Agência
  10. Maria Júlia Coutinho — Âncora de TV
  11. Marilu Cabañas — Repórter de Rádio
  12. Nathália Braga — Editora Diversidade
  13. Rita de Cássia Vasconcelos — Assessoria Corporativa
  14. Vanessa Pessoa — Assessoria Pública

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação