Patos de Minas

Programa de distribuição de absorventes é lançado com 3 mil unidades doadas

Um dos principais objetivos do programa é diminuir a evasão escolar no período menstrual, prática comum em famílias de baixa renda

Vinicius Lemos - Estado de Minas
postado em 09/12/2021 16:36 / atualizado em 09/12/2021 16:38
Lançamento oficial do programa -  (crédito: Reprodução/Redes sociais)
Lançamento oficial do programa - (crédito: Reprodução/Redes sociais)

O programa “Absorvendo Afetos” foi lançado oficialmente pela Prefeitura de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, para início da distribuição de absorventes higiênicos para estudantes da rede pública de ensino municipal e estadual. Com empresa parceira, cerca de 3 mil pacotes do item já estão disponíveis.

As beneficiárias serão indicadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, tendo por base o cadastro junto aos programas assistenciais do Governo Federal. A medida está prevista na Lei 8.160, de autoria do Executivo municipal e aprovada Câmara Municipal em novembro.

Além da distribuição dos absorventes às alunas carentes com idade entre 10 e 17 anos e 11 meses, a norma prevê a discussão sobre saúde da mulher e pobreza menstrual.

Os primeiros absorventes foram doados, mas caso as parcerias público-privadas fiquem abaixo do número esperado, os produtos serão custeados com recursos da Secretaria Municipal de Educação.

Um dos principais objetivos do programa é diminuir a evasão escolar no período menstrual, prática comum em famílias de baixa renda. “Todas nós, mulheres, já passamos por problemas relacionados à menstruação. Não ter absorvente nunca foi um deles. E a nossa luta é para que todas as meninas tenham acesso a isso”, explicou a primeira-dama Ludimila Falcão, que está à frente do programa.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação