Covid-19

Além de cobrar vacina, governo colocará postos de imunização em aeroportos

Os aeroportos de Guarulhos (São Paulo), Galeão (Rio de Janeiro) e Brasília disponibilizarão imunizantes para quem chegar e tiver interesse em se vacinar contra a covid-19

Maria Eduarda Cardim
postado em 09/12/2021 17:24 / atualizado em 09/12/2021 17:52
 (crédito: Frederic J. Brown/AFP)
(crédito: Frederic J. Brown/AFP)

Depois de anunciar que irá verificar quem se vacinou ou não contra a covid-19 para poder impor aos turistas não imunizados uma quarentena de cinco dias ao entrar no Brasil, o governo federal anunciou, também nesta quinta-feira (9/12), que irá disponibilizar postos de vacinação nos três aeroportos que recebem maior fluxo de passageiros estrangeiros. Os aeroportos de Guarulhos (São Paulo), Galeão (Rio de Janeiro) e Brasília disponibilizarão doses para quem chegar e tiver interesse em se vacinar contra a covid-19.

“A gente conversou com todos os municípios, com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), com os operadores aeroportuários, para que a gente disponibilize um posto de vacinação nos três aeroportos de maior movimentação de passageiros internacionais no país”, informou hoje o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz.

A medida visa incentivar a imunização, mas não impede que os turistas que forem vacinados ainda nos aeroportos tenham que passar pela quarentena imposta aos não vacinados. Isso porque a portaria interministerial indica que é considerado como vacinado aquele cidadão que tomou a dose única da vacina ou a segunda dose do imunizante há, pelo menos, 14 dias.

"O requisito da portaria é que a imunização tem que ser completa há mais de 14 dias", reforçou Cruz. Quem apresentar o comprovante de vacinação antes de embarcar para o país fica dispensado da quarentena. A medida foi adotada pelo governo federal quase um mês depois de a Anvisa indicá-la aos ministros responsáveis. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação