Tempo

Chuva coloca 50 cidades baianas e mineiras em estado de emergência

Situação de emergência em Minas Gerais e na Bahia foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União de sexta-feira

Correio Braziliense
postado em 11/12/2021 11:34
 (crédito: Gil Leonardi/Imprensa MG)
(crédito: Gil Leonardi/Imprensa MG)

As fortes chuvas que atingem a Bahia e Minas Gerais levaram o Governo Federal, em edição extra do Diário Oficial da União de sexta-feira (10/12), a declarar situação de emergência em 17 cidades baianas e 32 mineiras. Por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional, ao governo pede para que órgãos municipais e estaduais se juntem no atendimento a vítimas.

O governador da Bahia, Rui Costa, disse à Agência Brasil que Jucuruçu e o distrito de Nova Alegria, em Itamaraju, estão "praticamente debaixo d’água". O governador pediu para que as pessoas que estão em áreas de risco deixem a casa e ressaltou que, se preciso, fará a remoção compulsória.

Em algumas regiões baianas, o abastecimento de água potável entrou "em colapso" e as águas dos rios podem subir ainda mais.

Em Minas Gerais, o governador Romeu Zema, visitou áreas afetadas pelas chuvas que levaram a destruição e o caos a mais de 30 municípios. De acordo com boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), até sexta-feira, havia 943 desabrigados e 7.214 pessoas desalojadas no estado. Nesta semana, foram registradas duas mortes provocadas pelas fortes chuvas.

*Com Estado de Minas

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação