INVASÃO

Queiroga: Conecte SUS deve voltar a funcionar o mais rápido possível

Sistema já está em seu sétimo dia fora do ar após uma série de ataques hackers ao Ministério da Saúde. Com a falha, brasileiros estão com dificuldade de comprovar a imunização contra o novo coronavírus

Gabriela Bernardes*
postado em 16/12/2021 17:33
 (crédito: Walterson Rosa/MS)
(crédito: Walterson Rosa/MS)

Após uma série de ataques hackers que atingiram os sistemas dos ministérios da Saúde e Economia, o Conecte SUS, aplicativo que disponibiliza, entre outras informações, o comprovante de vacinação contra a covid-19, entra no seu sétimo dia fora do ar. Nesta quinta-feira (16/12), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que a pasta procura restabelecer o sistema o "mais rápido possível".

Segundo o ministro, os sistemas internos do ministério voltaram ao ar na manhã de hoje. "A rede interna do ministério já foi restabelecida e o Conecte SUS está em avanço para que volte o mais rápido possível", disse Queiroga a jornalistas na entrada do ministério.

No Conecte SUS, os cidadãos podem acessar suas informações médicas do Sistema Único de Saúde (SUS), como histórico clínico, medicamentos dispensados e exames feitos. Até o momento, a funcionalidade também não está funcionando.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que o processo para recuperação dos registros de vacinação foi finalizado, sem perda de informações. “Todos os dados foram recuperados com sucesso. A pasta trabalha para restabelecer o mais rápido possível os sistemas para registro e emissão dos certificados de vacinação”, disse a pasta.

Com a falha no sistema, brasileiros estão com dificuldade de comprovar a imunização contra o novo coronavírus. Quem perdeu o comprovante físico, não está conseguindo acessar o virtual, e, em alguns estados, o documento é obrigatório para a entrada em estabelecimentos e eventos. A pasta não esclareceu ao Correio qual seria a segunda opção para o brasileiro nestes casos.

Queiroga chegou a declarar que o sistema voltaria ao ar nesta terça-feira (14), mas depois alegou que o ataque sofrido pela pasta, na última segunda (13), poderia atrasar os planos.

Invasões hacker

Na sexta-feira (11), os sistemas do Ministério da Saúde sofreram um ataque de hackers que mantém fora do ar o ConecteSUS, além das plataformas que monitoram a evolução da covid-19 e do Programa Nacional de Imunização (PNI). Na sequência, os servidores do Ministério da Economia sofreram uma invasão pirata nas páginas da Escola Virtual e da Agência Nacional de Transportes (ANTT). Os sistemas da Economia já foram restabelecidos.

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República está investigando indícios de que o responsável pelos ataques acessou os sistemas do governo com login e senha de um servidor do Executivo. A informação foi divulgada em um alerta emitido a todos as pastas.

“Alguns casos de intrusão têm ocorrido com o uso de perfis legítimos de administrador, o que dispensa, ao atacante, ações para escalar privilégios”, diz o texto da GSI. Com intenção de reduzir danos, a pasta recomendou uma série de medidas de segurança aos órgãos do governo — entre elas, “bloquear imediatamente” senhas de servidores e colaboradores em férias ou recesso, adotar uma política de privilégios mínimos a usuários do governo e exigir o uso de ferramentas de autenticação mais rigorosas.

*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação