Uma criança de 5 anos foi encontrada em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife (PE), após ser retirado pela mãe da casa do pai na Suíça, sem consentimento dele. O menino embarcou de volta para o país europeu nesta terça-feira (14/12) depois que a Polícia Federal, por meio da Interpol, cumpriu uma determinação judicial. Segundo a PF, o caso se enquadra na definição de sequestro internacional interparental de menor.
A criança, que nasceu na Suíça, mas tem nacionalidade brasileira, e a mãe, um brasileira de 43 anos, foram dados como desaparecidos na Suíça em 4 de agosto. De acordo com a PF, a mulher deixou o país sem avisar às autoridades locais, o que desrespeita uma lei suíça.
As investigações foram levadas a acreditar que os dois pudessem estar em Pernambuco, pois a família da mulher vive no estado. A mãe, no entanto, voltou para a Europa em outubro, quando foi abordada pela polícia no aeroporto de Lisboa, em Portugal. Aos agentes, ela disse que o menino tinha ficado na casa da avó. A criança foi localizada na casa de uma tia, em Jaboatão dos Guararapes.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.