VACINAÇÃO

Anvisa pede proteção policial e apuração urgente de ameaças aos seus agentes públicos e diretores

A agência denuncia o aumento de ameaças nas redes sociais dos responsáveis pelo comunicado da decisão de liberar a vacinação à crianças entre cinco e 11 anos

Tainá Andrade
postado em 19/12/2021 16:12 / atualizado em 19/12/2021 16:14
 (crédito: Andrej Ivanov/AFP)
(crédito: Andrej Ivanov/AFP)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) expediu, hoje, um ofício em que solicitou proteção policial e apuração das ameaças sofridas pelos diretores e servidores do órgão. Segundo a agência, a violência se intensificou de forma digital nas últimas 24 horas.

No documento, os diretores explicam que após o comunicado público feito pela Anvisa de aprovar a vacinação para crianças de 5 a 11 anos de idade e o aviso do presidente à imprensa sobre o pedido extraoficial com o nome das pessoas responsáveis pela aprovação os diretores e servidores foram “surpreendidos” por ameaças em suas redes sociais.

"Na data de ontem, 18 de dezembro, os diretores e servidores da Anvisa que participaram do aludido Comunicado Público do dia 17 último foram surpreendidos com publicações nas mídias sociais na “internet” de ameaças, intimidações e ofensas por conta da referida decisão técnica da Agência”, escreveram.

“Esses fatos aumentaram a preocupação e o receio dos diretores e servidores quanto à sua integridade física e suas famílias. Geraram evidente apreensão de que atos de violência possam ocorrer a qualquer momento”, detalharam.

Os fatos foram encaminhados ao ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, ministro da Justiça, procurador-Geral da República, diretor- Geral da Polícia Federal e superintendente Regional da Polícia Federal no Distrito Federal.

Preocupada, a agência divulgou em nota "que manifesta grande preocupação em relação à segurança do seu corpo funcional, tendo em vista o grande número de servidores da Anvisa espalhados por todo o Brasil".

Os responsáveis pela agência pedem urgência no caso, pois consideram graves. Os materiais colhidos para o pedido não serão divulgados para preservar, mas a agência garante que as informações foram encaminhadas às autoridades responsáveis.  

"Inacreditável o que a Anvisa fez"

De recesso em Praia Grande, Bolsonaro criticou neste domingo a aprovação da vacina contar covid para crianças: "É inacreditável o que a Anvisa fez". Em live no último dia 16, o presidente disse que pediu, extra-oficialmente, "o nome das pessoas que aprovaram a vacina para crianças a partir de cinco anos". Na data, a agência reguladora aprovou a aplicação da vacina contra a covid-19 da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos após conclusão da área técnica de que os benefícios da vacina superam os riscos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação