Covid-19

Após 13 dias fora do ar, Ministério da Saúde restabelece Conecte SUS

Aplicativo, que organiza os comprovantes de vacinação contra a covid-19 dos brasileiros, voltou ao ar nesta quinta (23), mas ainda enfrenta instabilidades

Maria Eduarda Cardim
postado em 23/12/2021 21:39 / atualizado em 23/12/2021 21:40
Aplicativo ConecteSUS, do Ministério da Saúde -  (crédito: Tony Winston/MS)
Aplicativo ConecteSUS, do Ministério da Saúde - (crédito: Tony Winston/MS)

O Ministério da Saúde restabeleceu na noite desta quinta-feira (23/12) o aplicativo Conecte SUS, que estava fora do ar há 13 dias, desde 10 de dezembro, quando diferentes sistemas da pasta sofreram um ataque hacker. Alguns deles começaram a retornar nesta terça-feira (21/12), como foi o caso do sistema de registro de casos e mortes por covid-19, o E-SUS Notifica.

Nesta quinta, foi a vez do Conecte SUS, aplicativo no qual os brasileiros podem encontrar o comprovante de vacinação contra a covid-19. No entanto, a pasta informou que os usuários ainda podem enfrentar instabilidade na emissão do certificado nacional de vacinação "em razão do volume dos acessos". 

A volta do funcionamento do aplicativo estava prevista para acontecer nesta quarta (22/12) pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Em reportagem, alguns usuários relataram ao Correio que ontem o sistema voltou a mostrar o comprovante vacinal e ensaiou um retorno.

A indisponibilidade do app fez com o que o governo federal adiasse o início a exigência do comprovante de vacinação para viajantes que entram no Brasil. No entanto, mesmo sem restabelecer o sistema, o Ministério da Saúde, em conjunto com outras pastas, publicou ontem a portaria que estabelece a regra para entrada de viajante no país.

Na última terça (21), voltaram ao ar o sistema de registro de casos e mortes por covid-19, o E-SUS Notifica, o Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe), e o Sistema de Regulação (Sisreg).

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação