Mais de 140 casos

Surto de covid-19 atinge dois cruzeiros na costa brasileira

Anvisa está monitorando o aumento de testes positivos nas embarcações MSC Splendida e Costa Diadema. Navios alteraram seus roteiros e devem permanecer atracados até a finalização da análise dos dados epidemiológicos

Gabriela Bernardes*
postado em 30/12/2021 14:35

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está monitorando surtos de covid-19 em dois cruzeiros. Por enquanto, são 146 casos já confirmados da doença, entre tripulantes e passageiros que estão sob supervisão sanitária da agência.

As embarcações MSC Splendida e Costa Diadema estão sujeitas às medidas previstas nos normativos vigentes da Agência, que podem incluir a necessidade de quarentena ou mesmo de suspensão das atividades.

MSC Splendida

Nesta quarta-feira (29/12), o navio MSC Splendida alterou o roteiro inicial e atracou no Porto de Santos (SP) após relatar a ocorrência de novos testes positivos a bordo.

Segundo a Anvisa, com o aumento do número de casos observado entre tripulantes, no dia 28 de novembro, foi realizada uma fiscalização da embarcação juntamente com a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. De acordo com a recomendação do relatório investigativo de surto na embarcação emitido na época, a empresa foi notificada para que fosse realizada a testagem de 100% da tripulação.

Ao todo, foram identificados 51 tripulantes com teste positivo para o coronavírus na embarcação. Além dos tripulantes, testaram positivo 27 passageiros. Foram identificados, ainda, 54 contactantes, ou seja, pessoas que tiveram contato com infectados.

O órgão sanitário garantiu que todas as 132 pessoas — casos positivos e contactantes — estão sendo desembarcadas de acordo com as regras da Anvisa e com o plano de operacionalização elaborado pelo município de Santos e pelo estado de São Paulo, que prevê o transporte dos viajantes em veículos específicos.

Após o desembarque, o monitoramento de todos os viajantes será realizado pelos Centros de Informações Estratégicas em Saúde (CIEVs) das localidades de destino.

“Até o momento, não estão autorizados novos desembarques ou embarques e o navio deve permanecer atracado em Santos até a finalização da análise dos dados epidemiológicos pelas autoridades de saúde. A embarcação leva cerca de 4 mil pessoas a bordo”, assegurou a Anvisa.

Costa Diadema

A Agência, em conjunto com técnicos da Secretaria de Saúde do município de Salvador e do Estado da Bahia, também investiga o surto de covid-19 a bordo do navio de cruzeiro Costa Diadema, que atracou nesta quinta-feira (30) no Porto de Salvador (BA). Foram confirmados 68 casos de covid-19, sendo 56 entre tripulantes e 12 entre passageiros.

A Anvisa ainda não havia autorizado a operação da embarcação em Salvador. Por isso, está proibido o embarque e desembarque de viajantes até que seja finalizada a investigação em andamento.

Segundo o órgão regulador, no momento, encontram-se embarcados 1.320 tripulantes e 2.516 passageiros, totalizando 3.836 viajantes. A embarcação é procedente do porto de Santos e teria como próxima parada o porto de Ilhéus (BA).

“As embarcações permanecem atracadas nos respectivos portos sob supervisão sanitária da Anvisa. Mesmo com o desembarque dos viajantes que testaram positivo e de seus contactantes, diante do aumento dos números de casos de covid-19 a bordo e a partir da categorização dos navios quanto ao risco sanitário, a Anvisa adotará as medidas previstas nos normativos vigentes, que podem incluir a necessidade de quarentena ou mesmo de suspensão das atividades”, finalizou a Agência.

*Estagiária sob a supervisão de Vinicius Nader

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação