COVID-19

Anvisa afirma que navio MSC Preziosa atracou no Rio com 28 casos de covid-19

Os passageiros estão assintomáticos ou com sintomas leves. Todos os passageiros e tripulantes foram orientados a fazer a autoquarentena

Ingrid Soares
postado em 02/01/2022 15:55
 (crédito: MSC/Divulgação)
(crédito: MSC/Divulgação)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirmou neste domingo (2/1) que o navio MSC Preziosa atracou no Porto da Cidade do Rio de Janeiro com 28 casos de covid-19. Segundo a agência, o desembarque dos passageiros foi iniciado após avaliação das autoridades de saúde da situação epidemiológica a bordo.

Ao todo, foram identificados 26 passageiros e 2 tripulantes com teste positivo para covid-19. "Esses viajantes concluíram a viagem, seguindo protocolo, em isolamento. De acordo com as informações do diário de bordo, estão assintomáticos ou com sintomas leves. Todos os passageiros e tripulantes foram orientados a fazer a autoquarentena, conforme a Portaria GM/MS 2.928/2021", informou.

Segundo a Anvisa, as autoridades identificaram as pessoas que tiveram contato com casos positivados do vírus e todos devem permanecer em isolamento após o desembarque. O monitoramento dos viajantes deve ser realizado pelos Centros de Informações Estratégicas em Saúde (CIEVs) das localidades de destino.

A investigação, conduzida pelas autoridades locais de saúde em colaboração com a Anvisa, determinou o nível do cenário epidemiológico da embarcação em Nível 3 nos termos da Portaria do Ministério da Saúde GM/MS nº 2.928, de 2021. De acordo com essa avaliação, os novos embarques de hoje foram autorizados. No entanto, não há garantia futura de novos embarques, que dependem de novas investigações.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação