chuvas na Bahia

Cidades afetadas pelas chuvas na Bahia tem sistemas de água religados

Os temporais danificaram redes de abastecimento de água e energia elétrica. O estado registra 165 municípios atingidos pelas chuvas desde novembro.

Taísa Medeiros
postado em 02/01/2022 21:37
 (crédito: Reuters)
(crédito: Reuters)

Uma força-tarefa que envolveu cerca de 500 colaboradores da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) foi destinada para religar os 59 sistemas afetados pelas chuvas na Bahia. Com isso, o abastecimento de água em municípios das regiões do Recôncavo, Vale do Jiquiriçá (baixo sul), Sul, Sudoeste e Extremo Sul começa a ser retomado. Seis estações foram destruídas pela força da correnteza durante a enchente.

“O único sistema que ainda não foi colocado em operação é o do município de Caetanos, porque continua chovendo na bacia do Rio Gavião e o acesso à captação do sistema continua muito difícil. A estimativa é colocar o sistema em operação até a noite de hoje (02/01)”, informou neste domingo a assessoria de imprensa da Embasa à Agência Brasil.

A empresa também informou que os temporais danificaram equipamentos. Danos nas redes elétricas dos municípios também foram identificados, o que também ocasionou paralisação nos sistemas de abastecimento de água por falta de energia.

Pelo menos 165 municípios foram afetados pelas enchentes deste o início do mês de novembro. A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) informou no sábado (01/01) que já haviam 32.737 desabrigados, 57.531 desalojados, 25 mortos e 517 feridos. O número total de atingidos chegou a 661.508 pessoas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação