Alto QI

Neurocientista brasileiro é aprovado em sociedade restrita para pessoas com alto QI

Fabiano de Abreu, que já era membro da Mensa Internacional e convidado da High IQ Society, ingressou em mais uma sociedade para continuar a ampliar o caminho da inteligência. Em março, estará em Brasília para palestrar na Campus Party

Tainá Andrade
postado em 17/01/2022 22:32
 (crédito: Reprodução palestra Tomorrow Summit)
(crédito: Reprodução palestra Tomorrow Summit)

Mais um brasileiro, Fabiano de Abreu, é aprovado na Triple Nine Society (TNS), a sociedade para pessoas de alto QI do mundo. A instituição só aceita membros que possuem QI percentil 99,9, ou seja, acima de 146 pontos desvio padrão 15. O neurocientista, recém-aprovado, possui QI de 155 com desvio padrão 15 e 188 com desvio padrão 24, por isso já foi considerado uma das pessoas mais inteligentes do mundo.

"A TNS é um monstro, membros de outras sociedades já comentaram como é difícil, burocrática ter que tirar a pontuação máxima e este é o seu charme. Os testes de QI aceitos são diferentes dos das outras sociedades. Tens que ser testado num dos testes aceitos que encontram-se no site. Demorou bastante para me responderem, já tinha até desistido quando veio. O legal dessas sociedades é a interação com membros, pessoas incríveis, algumas das quais estão mudando o mundo”, contou Fabiano.

A primeira vez em que a possibilidade de ser um gênio foi ainda na época da escola, quando recebeu a expulsão por rebeldia. Segundo o neurocientista, os ex-educadores cogitaram direcionar o rapaz para alguns testes, mas isso ficou de lado. A confirmação veio em 2018, quando uma psicóloga fez um teste com ele.

Por indicação da profissional, Fabiano conheceu o primeiro clube do qual é membro, o Mensa Internacional. Após a primeira aprovação, fez mais cinco testes - os últimos como "cobaia". Alem disso, é membro convidado da High IQ Society.

“O que quero com isso é encontrar pessoas com que eu possa interagir de forma plena e honesta. Não quero competições, não quero comparações, quero ter comigo pessoas com caráter, moral e capacitadas para que possamos tentar melhorar o mundo, a nossa sociedade. Lá dentro um contribui com o outro. Eu no caso, trabalho com assessoria e neurociência, muitos poderão abrir portas para mim, assim como eu posso abrir portas para muitos”, afirmou.

Com 19 para 20 anos, Fabiano fundou uma montadora de computadores. Porém, ele era considerado “estranho” por preferir analisar, por exemplo, a razão do beija-flor se manter parado no ar, observar o movimento das asas e, em seguida, confirmar na internet.

Foco na inteligência

Trabalhar com a inteligência foi um caminho natural. Atualmente, o PhD em Neurociências, Mestre em Psicanálise, Doutor e Mestre em Ciências da Saúde nas áreas de Psicologia e Neurociências assessorou pais de crianças de alto QI que passaram a integrar a primeira sociedade que ingressou. “Eu continuo assessorando pessoas, melhorando vidas não só na assessoria, mas de forma também gratuita com meus estudos sobre o comportamento e a mente humana”, explicou.

Pelo trabalho que desenvolve, Fabiano de Abreu foi convidado para um tour de palestras nas edições da Campus Party, maior feira de tecnologia do país, que acontecerá em Brasília entre 9 e 13 de março. Seu tema principal será sobre como é o cérebro de pessoas inteligentes e a relação com a inteligência artificial.

“Falarei sobre o uso das redes sociais em excesso e como ela interfere na inteligência, comprovando com as regiões do cérebro envolvidas, explicando sobre como é o cérebro, os neurônios e como são diferentes de acordo com o indivíduo e seus hábitos. Como podemos ficar mais inteligentes, melhorar a memorização, a neuroplasticidade desenvolvendo os neurônios e evitando doenças, transtornos, distúrbios. Nossa, muita coisa. Será uma aula que, quem puder absorver este conhecimento e praticar, garanto que terá uma vida melhor”, prometeu.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação