COVID-19

Autoteste: Anvisa e Ministério da Saúde debatem detalhes para implantação

Reunião foi feita nesta sexta-feira (21/1) após os cinco diretores da órgão regulador decidirem adiar a decisão de regulamentação para uso da testagem no Brasil

Maria Eduarda Cardim
postado em 21/01/2022 17:51 / atualizado em 21/01/2022 17:51
 (crédito: Getty Images)
(crédito: Getty Images)

Depois de ter adiado a decisão de regulamentação do uso de autotestes de covid-19 no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se reuniu, nesta sexta-feira (21/1), com o Ministério da Saúde para debater detalhes para implantação do modo de testagem no Brasil. A reunião, realizada por videoconferência, debateu "detalhes necessários para a implantação do autoteste, buscando o preenchimento de possíveis lacunas na construção da proposta". 

Na última quarta (19), os cinco diretores da Anvisa decidiram adiar a decisão de regulamentação desse tipo de testagem no Brasil. O país ainda não liberou o uso do autoteste, mas diante do aumento de casos e da procura por testes com o avanço da variante ômicron, o Ministério da Saúde solicitou à Anvisa a liberação desse tipo de testagem.

O produto é utilizado em diversos países do mundo, como nos membros da União Europeia e nos Estados Unidos. O adiamento da decisão foi julgado como necessário pelos diretores da agência, que pediram para realizar diligências adicionais junto à pasta. 

Participaram da reunião o diretor da agência, Romisson Mota, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, e a secretária extraordinária de enfrentamento à covid-19, Rosana Leite. 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE