Atmosfera

Partículas do vulcão de Tonga colorem o céu de rosa em cidades brasileiras

Moradores de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais têm registrado o céu rosa no entardecer e amanhecer

Thays Martins
postado em 28/01/2022 11:45
 (crédito: Talitha Rohden/ arquivo pessoal )
(crédito: Talitha Rohden/ arquivo pessoal )

Mais de 10 dias depois da erupção de um vulcão submarino no Tonga, as partículas expelidas pelo vulcão "viajaram" e chegaram até o Brasil mudando a paisagem. Nos últimos dias, moradores do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais estão tendo um fim de tarde e o amanhecer com o céu cor-de-rosa. A paisagem tem rendido belas fotografias. 

De acordo com o Climatempo, o que as imagens mostram são os aerossóis produzidos pela explosão do vulcão de Tonga que já estão presentes na alta atmosfera sobre esses estados. A coloração ocorre quando a luz do sol bate nas partículas do vulcão. O fenômeno deve ser possível de ser visto ainda nas próximas semanas, se as nuvens permitirem.

Mongaguá (SP)
Mongaguá (SP) (foto: Talitha Rohden/ arquivo pessoal )

São Paulo (SP)
São Paulo (SP) (foto: Climaaovivo)
 


Consequências do vulcão 

A erupção do vulcão ocorreu em 15 de janeiro. A força dela superou a de uma bomba atômica e provocou um tsunami. Nesta quinta-feira (27/1), um terremoto atingiu Tonga, ainda como consequência do vulcão.

Três pessoas morreram em Tonga e duas no Peru, afogadas devido as ondas gigantes no Pacífico.

No Tonga, um cabo óptico foi rompido, o que cortou a comunicação do país.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação