Covid-19

Coordenadora de medicina da UnB se desliga do cargo após cobrança de vacinação

Professora Selma Kuckelhaus é antivacina e alega ser "árdua defensora das liberdades individuais". Ela deixou o cargo por discordar da exigência do passaporte da vacina nos campi da UnB

Renata Nagashima
postado em 28/01/2022 11:12 / atualizado em 28/01/2022 16:07
 (crédito: Reprodução/Redes Sociais )
(crédito: Reprodução/Redes Sociais )

Após a instituição do passaporte da vacina para acessar as dependências da Universidade de Brasília (UnB), a coordenadora do curso de graduação em Medicina da UnB, Selma Kuckelhaus, pediu desligamento do cargo, nesta quinta-feira (27/1). A professora, que é formada em Ciências Biológicas e dá aulas na morfologia, enviou um comunicado aos integrantes do curso explicando a decisão e disse não ter tomado nenhuma dose do imunizante.

“Torno pública a minha decisão de me desligar da coordenação da graduação do curso de medicina. Tal decisão foi motivada pela recente implantação do passaporte sanitário na Faculdade de Medicina. Assim, e considerando que componho o grupo de servidores não vacinados, a minha posição como coordenadora ficou em desacordo com a gestão da faculdade”, escreveu no texto.

Selma Kuckelhaus disse, ainda, que as vacinas estão em desenvolvimento e que tanto a segurança quanto a eficácia apresentam inúmeros questionamentos. Ela argumentou também que “as vacinas disponíveis não impedem a infecção e tampouco o contágio, como demonstrado pelos inúmeros casos de infecção de indivíduos vacinados.”

A professora alegou que, para ela, é uma incongruência a imposição do passaporte sanitário, “desconsiderando os indivíduos que se recuperaram da infecção pela covid-19 e que possuem imunidade natural, bem como aqueles que não sentem segurança nas vacinas disponíveis e julgam que o risco supera o benefício”, argumentou na carta.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação