Testagem

Anvisa recebe primeiro pedido de registro de autoteste de covid-19

Na última semana, a diretoria colegiada da agência autorizou a venda de autotestes em farmácias ou estabelecimentos de saúde licenciados para comercializar esse tipo de dispositivo

Maria Eduarda Cardim
postado em 31/01/2022 19:13 / atualizado em 31/01/2022 19:13
 (crédito: Joe Raedle/AFP)
(crédito: Joe Raedle/AFP)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu, nesta segunda-feira (31/1), o primeiro pedido de registro de autoteste para detecção da covid-19 do país após ter autorizado a venda do exame em farmácias e estabelecimentos de saúde.

O pedido foi realizado pela empresa brasileira Okay Technology Comércio do Brasil e é referente a um autoteste importado, que utiliza coleta de swab nasal para a obtenção do resultado.

Segundo a Anvisa, o prazo para análise do pedido é de até 30 dias, mas a agência avaliará os pedidos desse tipo de exame com prioridade.

Em caso de aprovação, o exame só poderá ser vendido em farmácias e de estabelecimentos de saúde licenciados para comercializar dispositivos médicos. Pela internet, apenas esses estabelecimentos poderão vender. 

O autoteste já é utilizado em outros países para auxiliar a detecção de pacientes infectados pelo novo coronavírus. No Brasil, diante do aumento de casos e da transmissão por causa da variante ômicron, o tipo de exame foi considerado pelo Ministério da Saúde.

A pasta incorporou o autoteste no Plano Nacional de Expansão da Testagem e indicou que o exame servirá como estratégia de triagem. O objetivo é ampliar oportunidades de testagem de indivíduos sintomáticos e assintomáticos, realizar o isolamento precoce e interromper a cadeia de transmissão do vírus.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação