Pela internet

Homem faz comentário racista contra jornalista da Globo e é indiciado

'Esse preto de máscara kkkk Assalto?', escreveu o morador de BH em uma rede social do jornalista Manoel Soares. Pena pode chegar a 5 anos de prisão, e multa

/Estado de Minas
postado em 04/02/2022 15:10 / atualizado em 04/02/2022 15:10
Jornalista faz parte das equipes dos programas Encontro e É de Casa, da Rede Globo -  (crédito:  Reprodução/manoelsoares/Instagram)
Jornalista faz parte das equipes dos programas Encontro e É de Casa, da Rede Globo - (crédito: Reprodução/manoelsoares/Instagram)

Um homem de 48 anos que mora em Belo Horizonte foi indiciado por um comentário racista em uma rede social do jornalista Manoel Soares, apresentador da rede Globo que participa dos programas Encontro e É de Casa. A Polícia Civil mineira divulgou hoje (4/2) o indiciamento ocorrido nessa quinta-feira.

O caso foi em maio de 2020 e Soares chegou a comentar, ao vivo, o ataque que sofreu pela internet. Dias depois, ele procurou a Polícia Civil de São Paulo para registrar a ocorrência contra o homem que postou “Esse preto de máscara kkkk Assalto?” em um de seus perfis.

Após os investigadores descobrirem que o responsável pelo comentário estava em Belo Horizonte, a Polícia Civil de Minas instaurou um inquérito e intimou o homem a depor.

“O investigado compareceu à Delegacia Especializada de Investigação a Crimes de Racismo, Xenofobia e Intolerâncias Correlatas da PCMG, no dia 19 de janeiro deste ano, ocasião em que confirmou ter feito as postagens e as descreveu como ‘uma brincadeira infeliz e de extremo mau gosto’”, diz a instituição.

A delegada Isabella França, que coordenou as investigações, concluiu que o crime é o previsto no Artigo 20 da Lei Federal nº 7.716: “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”.

A pena prevista, levando em conta tratar-se de postagem em rede social, é de dois a cinco anos de prisão e multa. Devido a lei de abuso de autoridade, a Polícia Civil não divulga os nomes de investigados.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação