Crime

Adrilles é demitido da Jovem Pan após gesto semelhante a saudação nazista

Comentarista fez gesto no encerramento do programa 'Opinião' e negou ser a saudação. Nesta manhã (9/2), ele anunciou ter sido demitido da emissora

Estado de Minas
postado em 09/02/2022 11:28
 (crédito: Joven Pan/Twitter/Reprodulão)
(crédito: Joven Pan/Twitter/Reprodulão)

O comentarista político Adrilles Jorge foi demitido da Jovem Pan. A informação foi confirmada por ele no Twitter nesta quarta-feira (9/2). Na tarde passada, ele encerrou sua participação no programa "Opinião", da emissora Jovem Pan News, com um gesto semelhante a uma saudação nazista.

No programa, com William Travassos e Diogo Schelp, era discutida a fala de Monark, ex-apresentador do Flow Podcast, que sugeriu que o Brasil poderia ter um partido nazista legalizado.

Adrilles encerrou a fala a respeito da polêmica com um gesto similar ao Sieg Heil, uma saudação nazista que, em alemão, significa “viva a vitória”. “Até sempre, tchau”, disse Adrilles, ao fazer o gesto, enquanto o apresentador e colega de bancada William Travassos já estava encerrando o programa. É possível vê-lo dizendo: “Surreal, Adrilles”.

Após a repercussão nas redes sociais, o comentarista da emissora, que pertence à rádio Jovem Pan, reclamou das acusações e disse ser alvo da “cultura do cancelamento”. “A insanidade dos canceladores ultrapassou o limite da loucura. Depois de um discurso meu veemente contra qualquer defesa de nazismo, Um tchau é interpretado como um (sic) saudação nazista. Nazista é a sanha canceladora que não enxerga o próprio senso assassino do ridículo”, escreveu na madrugada desta quarta (9/2) no Twitter.

Nesta manhã, ele publicou um vídeo reiterando que o gesto era apenas um aceno de despedida. “Eu jamais faria, nunca, de forma alguma, um gesto ignominioso a título de gracejo ou de qualquer outra coisa. Até porque, eu reitero, nos 30 minutos que precederam a minha despedida, o meu tchau irônico, de uma forma meio galhofeira, não houve outra coisa se não a condenação absoluta, total e irrestrita desse movimento pavoroso que é o nazismo, que não cabe nenhum tipo de brincadeira, ou aceno ou gracejo”, diz no vídeo.

Menos de uma hora depois da postagem, ele voltou ao Twitter para anunciar a demissão. “Fui demitido da Jovem Pan. Por dar um tchau deturpado por canceladores. Infelizmente a pressão de uma turba canceladora e sua sanha de sangue surtiram efeito. Agradeço a jovem pan pela oportunidade e a todos os amigos q lá conquistei e que em mim confiam e apoiam”, publicou.

Ex-colega comentou cena dessa terça-feira

Também na rede social, o jornalista Diogo Schelp disse não ter visto a saudação de Adrilles durante a transmissão e afirmou que Tavassos reagiu ao gesto. “O William Travassos viu e questionou na hora, ao que Adrilles respondeu, fora do ar, que não havia sido uma saudação nazista, mas apenas um gesto de despedida para a audiência. Por isso, não posso afirmar se foi intencional ou não”, publicou.

 “O que posso dizer é que me provoca repulsa, por tudo o que já pesquisei e escrevi sobre o assunto, ver minha imagem na tela ao lado de um gesto que foi interpretado, corretamente ou não, como uma saudação nazista”, concluiu. Leia a resposta completa abaixo:

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação