PANDEMIA

Anvisa determina recolhimento de autoteste para covid-19

Órgão regulador indicou que o fabricante infringiu regras sanitárias ao divulgar o produto em seu site antes da autorização da agência

Maria Eduarda Cardim
Tainá Andrade
postado em 15/02/2022 18:39 / atualizado em 15/02/2022 18:40
 (crédito: CB/D.A. Press)
(crédito: CB/D.A. Press)

Foi suspensa, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a fabricação, comercialização, uso e propaganda do autoteste para covid meuDNA PCR-LAMP Autocoleta de Saliva, produzido pelo Laboratório Mendelics.

A medida, publicada nesta terça-feira (15/2), no Diário Oficial da União (DOU), foi uma consequência da divulgação do produto no site do fabricante antes da liberação da agência. O produto será recolhido imediatamente.

De acordo com a Anvisa, houve uma infração à legislação sanitária já que o laboratório anunciou a comercialização do produto antes da confirmação de autorização. A nota do órgão diz que "os produtos sujeitos à vigilância sanitária precisam estar regularizados na Anvisa previamente à sua divulgação e comercialização".

Anteriormente ao descumprimento do meuDNA PCR-LAMP Autocoleta de Saliva, as empresas Empreendimentos Pague Menos, Drogaria São Paulo, Drogarias Pacheco e Raia Drogasil já haviam sido repreendidas pela Anvisa pelo mesmo motivo. A agência publicou quatro resoluções em desfavor dos estabelecimentos. 

Até o início de fevereiro, a Anvisa estava analisando 10 pedidos de fabricantes de autotestes. O prazo para uma resposta é de 30 dias a partir da solicitação e daria prioridade para o tema. 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação