COVID-19

Butantan entregará 10 milhões de doses da CoronaVac à Saúde nesta quinta (17)

Vacina foi incorporada na campanha de vacinação de crianças e adolescentes a partir de 6 anos no Brasil após receber o aval da Anvisa em janeiro

Maria Eduarda Cardim
postado em 16/02/2022 17:15 / atualizado em 16/02/2022 17:15
 (crédito: Evaristo Sa/AFP)
(crédito: Evaristo Sa/AFP)

Após assinar um novo contrato com o Ministério da Saúde para a venda de 10 milhões de novas doses da vacina contra a covid-19 CoronaVac, o Instituto Butantan confirmou que entregará o montante ao governo federal nesta quinta-feira (17/2). As vacinas foram compradas pela pasta para agilizar vacinação infantil em todo o país

“Nós entregaremos a totalidade das 10 milhões de doses que já saem amanhã (17) para os depósitos do Ministério da Saúde. O contrato foi assinado e, portanto, a liberação será imediata. Neste momento, estamos nos preparando para fazer esta entrega amanhã de manhã”, explicou o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas.

A aplicação da CoronaVac em crianças e adolescentes a partir de 6 anos de idade (não imunocomprometidas) foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em janeiro. A partir do aval do órgão regulador, o Ministério da Saúde incorporou o imunizante na campanha de vacinação de crianças e adolescentes. Na terça (15), a pasta oficializou a compra dos 10 milhões de unidades. 

Segundo a pasta, além das novas doses, outros 105 milhões foram adquiridos e distribuídos pelo governo federal. No Brasil, a vacina é produzida pelo Butantan em parceria com a biofarmacêutica chinesa Sinovac.

Na semana passada, o Ministério da Saúde também assinou com a Pfizer um novo contrato para aquisição de mais 2 milhões de doses da vacina pediátrica da farmacêutica. Com a adição das unidades, a pasta já adquiriu 22 milhões de imunizantes da Pfizer destinados ao público pediátrico de 5 a 11 anos. 

Ritmo lento

Até o momento, a campanha de vacinação infantil brasileira contra a covid-19 conseguiu atingir apenas 4,3 milhões de crianças. Isso significa que o Brasil imunizou apenas 20% do público-alvo — jovens de 5 a 11 anos — um mês após o início da aplicação. O Ministério da Saúde almeja vacinar 20 milhões deste público.

No último final de semana, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pediu aos pais e responsáveis que levem as crianças para tomar o imunizante. O pedido foi feito durante um ato de vacinação infantil contra a covid-19 em Maceió (AL). 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação