Rio de Janeiro

Tragédia em Petrópolis já deixa 120 mortos; sirenes voltaram a tocar na madrugada

Previsão do tempo aponta a possibilidade de mais chuvas para a região

Thays Martins
postado em 18/02/2022 09:08
 (crédito: BombeirosRJ/ reprodução )
(crédito: BombeirosRJ/ reprodução )

A tragédia provocada por uma forte tempestade em Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro, já deixou 120 mortos. Após quatro dias, bombeiros continuam as buscas pelos desaparecidos nesta sexta-feira (18/2) com mais de 500 militares em 52 pontos. Segundo o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil não há uma estimativa de quantas pessoas ainda precisam ser resgatadas. 

Pelo menos 116 pessoas foram registradas como desaparecidas pela Polícia Civil, mas não se sabe quantas dessas já foram encontrados. Até o momento, somente 57 corpos foram identificados. 

Ao todo, 24 pessoas foram resgatadas com vida e 849 estão desabrigadas. 

Durante a madrugada, as sirenes no Morro da Oficina voltaram a tocar avisando sobre o risco de desmoronamento, porém não foram registrados novos deslizamentos de terra. 

Na noite de quinta-feira, todas as 14 sirenes foram tocadas e um deslizamento foi registrado no bairro 24 de maio. 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na noite desta quinta, aviso vermelho de chuva intensa para a região. A previsão é que as tempestades sigam até sábado. 

Ajuda 

De acordo com o governo federal,  foram destinados R$ 2,2 milhões para assistência à população afetada e para início dos serviços de limpeza urbana. Outros repasses estão previstos para os próximos dias.

Além disso, o Ministério da Saúde enviou dois kits de apoio com meia tonelada de medicamentos e insumos necessários para atender a população. A pasta encaminhou, em cada kit, 32 tipos de medicamentos e 16 insumos preparados para serviços de emergência. 

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), irá enviar nesta sexta uma equipe de bombeiros com cães farejadores e um helicóptero. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, também enviará equipes que trabalharam na tragédia de Brumadinho.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação