Operação J’Adoube

Instituição de ensino é alvo de operação da PF contra desvio de dinheiro

Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão em cidades de Minas Gerais

Thays Martins
postado em 08/03/2022 10:01 / atualizado em 08/03/2022 10:02
 (crédito: PF/Reprodução)
(crédito: PF/Reprodução)

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (8/3), uma operação contra supostos desvios de dinheiro das mensalidades dos alunos na Universidade Vale do Rio Verde (Unincor) e de sua mantenedora, Fundação Comunitária Tricordiana de Educação (FCTE), em Minas Gerais.

Os valores desviados deveriam ser incluídos nas contas da FCTE para o pagamento de encargos correntes e dívidas.

De acordo com a PF, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão em Varginha, Três Corações, Conceição do Rio Verde, Contagem, Nova Lima e Belo Horizonte.

A operação foi nomeada de “J’Adoube", um termo do xadrez que significa "eu arrumo",  para indicar que os investigados criavam (arrumavam/arranjavam) empresas para desvio de valores e consequente lavagem de ativos.

Os investigados poderão responder por crimes de lavagem de dinheiro, apropriação indébita e organização criminosa, cujas penas, somadas, podem chegar a 22 anos de reclusão, se condenados.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação