Pandemia

Mato Grosso do Sul é 1º estado a desobrigar uso de máscaras em locais fechados

Nesta semana, a cidade do Rio de Janeiro aderiu à mesma flexibilização da medida de combate à covid-19, considerada precoce por especialistas

Maria Eduarda Cardim
postado em 09/03/2022 21:43
 (crédito: Evaristo Sa/AFP)
(crédito: Evaristo Sa/AFP)

Seguindo o exemplo da cidade do Rio de Janeiro, o Mato Grosso do Sul anunciou, nesta quarta-feira (9/3), a desobrigação do uso de máscaras em locais fechados e se tornou o primeiro estado a adotar a flexibilização. A liberação total do uso de máscaras começa a valer nesta quinta (10/3), quando um decreto será publicado. 

A flexibilização foi deliberada pelo Comitê do Programa Prosseguir, que monitora a covid-19 no estado, e pela equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde (SES). 

Ao Correio, o secretário de Saúde do estado, Geraldo Resende, explicou que os municípios podem adotar ou não a flexibilização, de acordo com as próprias especificidades. Além disso, Resende recomendou a continuidade do uso de máscaras para alguns grupos. 

“A gente recomenda, não é uma imposição, que as pessoas com comorbidades graves, imunossuprimidos e pessoas que não completaram o ciclo vacinal ou que não tomaram vacinas continuem a usar máscaras”, completou. 

O estado segue o exemplo da cidade do Rio de Janeiro, que anunciou a flexibilização do uso do dispositivo em todos os lugares, até mesmo nos transportes públicos, na última segunda-feira (7).

Mudança em análise no DF e em São Paulo

No DF, a liberação do uso de máscaras de proteção contra a covid-19 em locais abertos do DF começou a valer em 4 de abril. E o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), já adiantou ao Correio que pretende analisar, na próxima semana, a obrigatoriedade do uso de máscaras faciais em lugares fechados. Segundo ele, os próximos dados da Secretaria de Saúde serão essenciais para a tomada de decisão.

Mais cedo, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), desobrigou o uso de máscaras em locais abertos no estado e informou também que, em duas semanas, o governo paulista vai avaliar a liberação total do uso do equipamento de proteção individual, até mesmo nos ambientes fechados.

"Se tudo continuar correndo bem, dentro de duas semanas, até o dia 23 de março, São Paulo poderá anunciar a liberação completa do uso de máscaras em todos os ambientes e todas as circunstancias", indicou. A decisão final, segundo ele, será do comitê de saúde do estado.

Especialistas, no entanto, acreditam que a decisão de desobrigar o uso de máscaras em locais fechados pode ser precoce, já que nestes ambientes com menor circulação de ar o risco de transmissão da covid-19 é maior.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação