TV

RedeTV! corta ar-condicionado e jornalista passa mal durante trabalho

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo cobra posicionamento da emissora

Douglas Lima - Uai
postado em 11/03/2022 14:45 / atualizado em 11/03/2022 19:12
Redação jornalística da RedeTV! -  (crédito: Divulgação/RedeTV!)
Redação jornalística da RedeTV! - (crédito: Divulgação/RedeTV!)

Após virar manchete na mídia por se recusar a promover aumento de salário dos funcionários, agora profissionais da RedeTV! denunciam más condições de trabalho na emissora de Amilcare Dallevo Jr. e Marcelo de Carvalho.

Desde a última segunda-feira (7/3), jornalistas estão sendo obrigados a trabalhar no calor, bem abafado, por falta de ar-condicionado na redação do canal localizada em Osasco, região metropolitana de São Paulo. Até mesmo quando o aparelho está ligado, não há capacidade de manter a temperatura aceitável no ambiente.

De acordo com as informações do Notícias da TV, os termômetros dentro do local já atingiram temperaturas superiores a 30°C no período mais quente do dia. Além disso, a estrutura do local, que não conta com janelas e apenas duas portas relativamente pequenas, transforma o ambiente em uma espécie de "estufa" durante alguns momentos do dia.

Para piorar a situação, o código de vestuário da empresa não permite aos colaboradores usar roupas leves como bermudas. No caso de repórteres e apresentadores, a situação é mais crítica pois existe a exigência do uso de terno, gravata e paletó.

Na quarta-feira (9/3), uma colaborada foi encaminhada à enfermaria da emissora após passar mal por causa do calor e da falta de refrigeração.

As reclamações já foram levadas pelos funcionários ao departamento de Recursos Humanos do canal, e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo também cobrou providências aos diretores da RedeTV! sobre as más condições de trabalho dos colaboradores. Porém, de acordo com a publicação até agora, a situação não foi resolvida e não possui nenhum prazo.

A assessoria de imprensa da RedeTV! emitiu uma nota informando que as alegações são inverídicas e que o sistema de ar-condicionado está funcionando normalmente. "Ocorre evidentemente que, como parte das medidas de segurança e protocolos sanitários preventivos à Covid-19 adotados desde o início da pandemia, portas e janelas estão mantidas abertas para favorecer a circulação do ar natural em ambientes fechados, o que pode comprometer o funcionamento efetivo do equipamento em algumas áreas", diz a nota. 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação