AUMENTO DO COMBUSTÍVEL

Empresas aéreas preparam aumento no preço das passagens após alta dos combustíveis

Latam, Azul e Gol já sinalizaram o reajuste, que deve entrar em vigor ainda em março

Aline Brito
postado em 12/03/2022 00:23
 (crédito: Leandro Couri/EM/D.A Press)
(crédito: Leandro Couri/EM/D.A Press)

O reajuste do preço do petróleo nas refinarias, anunciado pela Petrobras na quinta-feira (10/3), refletiu em diversos setores e afetou, ainda mais, o bolso do consumidor. Como mais uma das consequências, as companhias aéreas preparam aumento no valor das passagens ainda neste mês de março.

Azul, Gol e Latam já estudam os novos valores. O presidente da Latam Brasil, Jerome Cadier, admitiu que a indústria de aviação responde à alta dos combustíveis com aumento das tarifas, e a redução na oferta de voos. A medida vem no momento em que o turismo no país estava se movimentando para uma recuperação.

Em nota, a empresa aérea comandada por Cadier, disse ainda que “é inegável o impacto nos custos das companhias aéreas, em função da alta do preço do querosene da aviação (QAV) que, infelizmente, diante da imposição desse novo cenário de crise sem precedência e previsibilidade, afetará o aumento no preço das passagens".

A Gol está em período de silêncio, que é uma medida legal concedida a empresas de capital aberto, dias antes da divulgação de resultados trimestrais. A companhia publicará o balanço na próxima segunda-feira. Por esse motivo, não confirmou, nem negou, o reajuste, mas disse acompanhar o posicionamento da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que já se pronunciou sobre o assunto e afirmou que “o consequente encarecimento do QAV nos curto e médio prazos poderá frear a retomada da operação aérea, o atendimento logístico a serviços essenciais e inviabilizar rotas com custos mais altos, incluindo o foco na expansão de mercados regionais”.

Situação pior

Também por meio de nota à imprensa, a Azul disse que, há 14 anos, o valor do barril do petróleo já foi maior, mas que agora a “situação é muito pior, pois naquela época o valor do dólar estava muito abaixo dos atuais R$ 5,00 e era cotado abaixo de R$ 2,00”. “Essa matemática é bastante impactante para o setor aéreo, em especial para as empresas brasileiras, que têm diversos custos em dólar e um dos combustíveis mais caros do mundo”, afirmou.

A companhia lamentou a guerra na Ucrânia, que é o principal motivo do aumento do petróleo, e ressaltou que o conflito traz consequência para a economia mundial, além das irreparáveis perdas humanas. “A continuidade desse cenário poderá adiar uma retomada mais vigorosa da oferta de voos no país, assim como a inclusão de novas cidades e novas rotas e frequências entre aeroportos que já contam com serviço aéreo", assegurou.

Com isso, as consequências na expansão da aviação civil no país começam a ser notadas. Segundo a Latam Brasil, o lançamento de novos destinos foi adiada para o terceiro trimestre do ano, quando inicialmente deveria ocorrer até junho. Os locais a serem incluídos são Bauru (SP), Montes Claros (MG), Cascavel (PR), Caxias do Sul (RS), Juiz de Fora (MG) e Presidente Prudente (SP).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação