Entrevista

"O presidente da Funai não está mais gostando de nós", diz líder indígena

Aos 91 anos, o cacique Raoni Metuktire é uma das mais antigas lideranças indígenas do Brasil

Cristiane Noberto
postado em 14/03/2022 06:00
Cacique Raoni Metuktire, liderança indígena, fala sobre a preservação das florestas e sobre a Funai -  (crédito: Instituto Raoni/Reprodução)
Cacique Raoni Metuktire, liderança indígena, fala sobre a preservação das florestas e sobre a Funai - (crédito: Instituto Raoni/Reprodução)

O cacique Raoni Metuktire é uma das mais antigas lideranças indígenas do Brasil. Aos 91 anos, o caiapó presenciou diversas mudanças no país. A mais recente delas, a pandemia da covid-19, o afetou diretamente. O indígena contraiu a doença em 2020 e tem sequelas como dificuldade de respirar e dores no corpo. Sua esposa, Bekywiká Metukitire, morreu em junho de 2020, em decorrência de problemas de saúde. Desde então, o cacique vive o luto da partida. O período deve acabar este ano e o líder já tem planos de vir a Brasília para discutir a situação dos povos originários.

Raoni vive na aldeia Metuktire na Terra Indígena Kapoto Jarina, que fica às margens do rio Xingu, ao norte de Mato Grosso. Em vídeo enviado à reportagem, por meio de integrantes do Instituto Raoni, o cacique critica a falta de cuidados com os indígenas por parte do governo e diz que virá à capital para conversar com o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Augusto Xavier da Silva. "Vou pegar a orelha dele para falar, para ver se ele me ouve", disse o líder indígena. Raoni ainda ressaltou a importância de se preservar o meio ambiente e enviou um recado sobre a proteção aos indígenas.

Confira um ponto a ponto dos temas abordados no vídeo enviado ao Correio:

Pandemia

Eu vou contar isso para todos vocês ouvirem: O nosso governo não está melhorando nosso atendimento. Morreu muita gente. Fiquei muito triste. Já estou me recuperando da minha tristeza. O atendimento da saúde à população indígena não é bom aqui. Estou contando isso para vocês ouvirem. Há muito tempo, quando fui ao que se chamava CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Funai (finalizada em 2017), éramos bem atendidos. Os doutores chegavam na aldeia, davam o tratamento e voltavam. Os governos anteriores trabalhavam muito bem. Eu gostava dos trabalhos deles. Eu chegava e entrava no gabinete deles para tratarmos os assuntos. Naquele tempo, a Funai tratava (os povos originários) e nos recebia muito bem. Mas, agora não tem mais, acabou tudo. A Funai está sumindo. Hoje, a Funai não está mais gostando de nós. Não quer mais saber de nós. O presidente da Funai não está mais gostando de nós. Ele não quer saber de nós. Eu estou vendo isso. Assim que eu sair do luto, vou chegar nele, pegar a orelha dele para falar e ver se ele me ouve. É isso. Eu estou planejando assim. Sim, todos nós temos ouvidos para escutar a cabeça e colocar as ideias.

Meio ambiente

Vou falar mais uma vez, para vocês ouvirem: Eu vim falando muitas vezes para vocês sobre a floresta (Amazônia), para manterem a floresta para termos a sombra. Isso eu já vim falando muitas vezes para vocês. Vocês estão querendo derrubar essa pequena floresta onde eu estou. Estão planejando destruir, eu não gostei disso. Nunca vou aceitar. Vocês podem estar vendo, agora, as consequências do calor e isso vai piorar, vai ficar muito quente e vai ter forte ventania. Ainda será maior e mais forte, destruirá as casas e atingirá todo mundo. Esses acontecimentos estão previstos. Foi mostrado para mim e eu vi. Por isso que eu venho falando a vocês.

Sociedade civil

Sempre venho falando para vocês para sermos amigos. Era isso. A floresta tem que permanecer. Essa pequena floresta tem que continuar a permanecer. Espero que os meus netos sejam fortes e que tenham pensamentos positivos para defender. Defender como eu. Eu ouvi dizer que vão derrubar essa floresta. Eu não gostei. Eu estou falando aqui para todos vocês ouvirem. Vocês têm que ouvir: Raoni está falando a verdade. 

 

CONTINUE LENDO SOBRE