Testagem

Anvisa aprova mais dois autotestes de covid-19; 11 podem ser vendidos no Brasil

O registro e a venda desse tipo de exame no Brasil atende pedido feito pelo Ministério da Saúde

Maria Eduarda Cardim
postado em 18/03/2022 11:18 / atualizado em 18/03/2022 11:19
 (crédito: Fred Tanneau/AFP )
(crédito: Fred Tanneau/AFP )

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta semana o registro de dois novos autotestes para covid-19. No total, até o momento, já foram registrados pela agência 11 autotestes e que podem ser vendidos no Brasil.

Dez utilizam amostras de secreção do nariz para detectar o novo coronavírus e apenas um utiliza saliva para fazer essa detecção. Os dois novos autotestes registrados pela Anvisa utilizam amostras de swab nasal.

Um deles venderá embalagens com apenas um autoteste e o outro disponibilizará a opção de compra também de uma caixa com quatro exames.

O primeiro autoteste de covid-19 foi aprovado pela Anvisa em 17 de fevereiro. O aval do registro ocorreu 20 dias após a diretoria colegiada da agência aprovar, por unanimidade, a venda desse tipo de exame no Brasil, atendendo o pedido feito pelo Ministério da Saúde feito em janeiro deste ano.

A medida foi considerada pelo Ministério da Saúde diante do aumento de casos e da alta transmissão do novo coronavírus. Hoje, o cenário da covid-19 no país é mais controlado.

Indicações

Os primeiros autotestes começaram a ser vendidos no país no início deste mês. O exame, que pode ser feito em casa, pode ser vendido em farmácia ou estabelecimentos de saúde licenciados para comercializar esse tipo de dispositivo.

Ao acatar as sugestões do Ministério da Saúde, a Anvisa determina que, a partir do resultado positivo no autoteste, o indivíduo deve procurar uma unidade de atendimento para que um profissional da saúde realize a confirmação do diagnóstico, notificação e orientações pertinentes de vigilância e assistência em saúde.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação