Acolhida Humanitária

Grupo de refugiados ucranianos desembarca no Brasil após resgate

Ação faz parte da operação do governo federal de acolhida humanitária. Ao chegarem no país, eles receberam documentos e poderão solicitar os vistos e a autorização de residência

Tainá Andrade
postado em 26/03/2022 17:39
Cerimônia de recepção aos brasileiros e estrangeiros provenientes da Ucrânia, na Base Aérea de Brasília, em 10 de março -  (crédito:  Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Cerimônia de recepção aos brasileiros e estrangeiros provenientes da Ucrânia, na Base Aérea de Brasília, em 10 de março - (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Com o apoio da Embaixada do Brasil em Varsóvia, um grupo de 47 ucranianos chegou ao Brasil, na manhã deste sábado (26/3). A operação faz parte da missão humanitária acolhida, do governo federal, que oferece assistência emergencial aos refugiados da guerra entre Rússia e Ucrânia.

O grupo veio da Polônia, contou com o apoio do Consulado-Geral em Frankfurt, pois o voo fez uma conexão no país. Ao chegar ao Brasil, a embaixada emitiu documentos de viagem e notas dirigidas às autoridades migratórias, sanitárias e aeroportuárias polonesas.

As pessoas que ainda não tenham o visto brasileiro poderão solicitar a autorização de residência junto às delegacias de Polícia Federal. A portaria interministerial, deste ano, sobre as regras para receber os refugiados ucranianos, já garante o visto temporário e a autorização de residência.

As Embaixadas do Brasil em Varsóvia, Budapeste, Bucareste, Praga e Bratislava estão juntas na missão de processar pedidos de visto para acolhida humanitária.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação