Pandemia

Anvisa suspende teste negativo de covid para viajantes vacinados

Não vacinados ou sem ciclo completo ainda devem fazer teste; a Anvisa também recomenda a suspensão da quarentena para viajantes não vacinados

Correio Braziliense
postado em 28/03/2022 23:04 / atualizado em 28/03/2022 23:04
Passageiro em fila para chegar ao portão de embarque no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo -  (crédito: Marivaldo Oliveira/Codigo19/Agência Estado)
Passageiro em fila para chegar ao portão de embarque no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo - (crédito: Marivaldo Oliveira/Codigo19/Agência Estado)

Foi suspenso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a exigência do teste negativo para as pessoas que entrarem no Brasil completamente vacinadas a partir de 1° de maio deste ano por vias aéreas. As novas recomendações foram publicadas nesta segunda-feira (28/3) em nota técnica.

De acordo com a reguladora, a vacinação deve permanecer como o eixo central da política nacional de fronteiras para todos os modais de transporte, devendo ser mandatória a comprovação de vacinação completa para todos os indivíduos elegíveis que querem ingressar em território nacional.

“Para que seja evitado qualquer tipo de discriminação dos viajantes provenientes de áreas de baixa cobertura vacinal e também dos indivíduos não elegíveis por questões de saúde ou de idade, recomenda-se que esses viajantes não vacinados ou que não estejam completamente vacinados possam apresentar, em substituição ao comprovante de vacinação, resultado negativo para covid-19 em teste realizado em até 1 dia antes do embarque ou desembarque no Brasil”, explicou a nota.

A Anvisa também recomenda a suspensão da quarentena para viajantes não vacinados ao ingressarem no país devido à ampliação da cobertura vacinal e a tendência de melhora nos números de novos casos e de óbitos por covid-19 no Brasil, devido à testagem, o texto destaca que não justifica a manutenção da restrição.

Outra mudança proposta é a reabertura da fronteira internacional aquaviária para passageiros, desde que vacinados ou com teste negativo para covid-19. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação