Acidente aéreo

FAB investigará causas da queda de helicóptero em Contagem

Órgão da Força Aérea Brasileira foi acionado para tentar entender como a aeronave não conseguiu manter voo. Duas pessoas ficaram feridas

Bernardo Estillac- Estado de Minas
postado em 11/04/2022 19:58 / atualizado em 11/04/2022 19:59
Queda de helicóptero em pátio assustou funcionários de uma transportadora em Contagem -  (crédito: CBMMG/ Divulgação)
Queda de helicóptero em pátio assustou funcionários de uma transportadora em Contagem - (crédito: CBMMG/ Divulgação)

As causas da queda de um helicóptero em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte, na manhã desta segunda-feira (11) serão investigadas pelo Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa III), órgão ligado à Força Aérea Brasileira (FAB). O acidente deixou instrutor e aluno de pilotagem feridos.

De acordo com a Escola de Aviação Civil (EFAI), responsável pela aeronave, o helicóptero não conseguiu ganhar altura após a decolagem e o instrutor de voo tentou um pouso de precaução no pátio de uma transportadora na região. O veículo começou a girar antes de chegar ao solo e acabou se chocando com um caminhão que estava estacionado no pátio da empresa.

A razão pela qual o helicóptero não conseguiu se manter no ar ainda não foi identificada. Segundo a EFAI, uma equipe do Seripa III deve chegar à Contagem ainda nesta terça-feira (12) para apurar as causas do acidente.

Segundo a FAB, na primeira fase de apuração, os investigadores identificam indícios, fotografam cenas, retiram partes da aeronave para análise, ouvem relatos de testemunhas e reúnem documentos. O prazo para finalizar esta etapa depende da complexidade da ocorrência.

O impacto da queda deixou o helicóptero com danos severos à estrutura e houve risco de explosão por derramamento de combustível. Os bombeiros foram até o local e contornaram o perigo espalhando serragem onde ocorreu o acidente, evitando que o material inflamável se espalhasse.

Em nota, a EFAI afirma que os dois ocupantes do helicóptero sofreram apenas ferimentos leves por terem sido protegidos pelo sistema de segurança da aeronave. Ainda assim, o policial militar do Ceará Alexandre Mitkiewicz e o instrutor Roberto Carlos Belmiro foram levados para avaliação no Hospital João XXIII. Não há mais informações sobre o estado de saúde de ambos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação