WhatsApp clonado

Bilionária Luiza Trajano tem WhatsApp clonado; saiba como evitar golpe

Dona do Magalu alertou os seguidores nas redes sociais. Os golpistas se passam pela empresária para pedir dinheiro

Helena Dornelas*
postado em 13/04/2022 19:45 / atualizado em 13/04/2022 19:45
"Pegaram uma foto minha e estão se passando por mim", escreveu a empresária - (crédito: MagazineLuiza/Divulgao)

Luiza Trajano, fundadora do Magazine Luiza, dona de uma fortuna de mais de R$ 6 bilhões de reais, publicou em suas redes sociais que alguém está se passando por ela no WhatsApp para pedir dinheiro.

“Pegaram uma foto minha e estão se passando por mim", escreveu a empresária.

Os golpes por WhatsApp estão cada vez mais comuns, no caso da dona do Magazine Luiza, os golpistas utilizaram a foto de perfil da empresária com outro número. O golpista manda mensagens se passando pela vítima como se ela tivesse trocado de número, assim eles pedem dinheiro, normalmente alegando que precisam fazer algum tipo de pagamento.

Como evitar o golpe?

Para evitar este tipo de golpe, especialistas indicam deixar a foto do perfil somente para as pessoas que você tem o contato salvo, isso porque os criminosos costumam copiar sua foto. Com essa medida, você pode evitar que desconhecidos venham falar com você só para pegar a foto do perfil.

O que fazer se criaram uma conta falsa minha?

O ideal é informar o quanto sua rede de contatos não é você, registrar um boletim de ocorrência e contatar a operadora telefônica para denunciar o número que está se passando por você.

Desconfie:

Para saber se a conta que entrou em contato com você é falsa, existem alguns cuidados:

Desconfie de mensagens atípicas;
Desconfie se alguém com foto sua mandar mensagem para conhecidos;
Se a pessoa te pediu dinheiro, ligue ou tente outro meio de comunicação para confirmar quem é;

Como denunciar um contato falso:

Para denunciar um contato que você sabe que é falso é necessário abrir a conversa com este usuário e ir no ‘mais opções’ onde aparece ‘denunciar’. Também é possível denunciar segurando uma mensagem que a pessoa enviou, no menu e opções. Após a denúncia o usuário fica bloqueado.

*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação