ROTA TURÍSTICA

Com 1.179km, Via Liberdade passa em 3 estados e no Distrito Federal

Decreto assinado por Romeu Zema dá início ao lançamento da maior rota turística do Brasil

Gustavo Werneck/Estado de Minas
postado em 27/04/2022 12:03
 (crédito: Túlio Santos/EM/D.A Press)
(crédito: Túlio Santos/EM/D.A Press)

Um caminho para interligar belezas naturais, história, cultura e o rico patrimônio de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal. O governador Romeu Zema assinou na noite de ontem, em Belo Horizonte, o decreto que dá início, oficialmente, ao lançamento da maior rota turística e cultural do país: a Via Liberdade.

O percurso de 1.179 quilômetros da rodovia BR-040, agora batizada Via Liberdade, conta com investimento de cerca de R$ 12 milhões para fomento e estruturação do turismo nas cidades envolvidas. Do total, mais de R$ 4 milhões foram destinados, em acordo de cooperação firmado entre governo de Minas, Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio), Sesc e Senac, ações de capacitação, promoção, marketing turístico e intercâmbio cultural.

A cerimônia começou às 17h30, com a chegada, ao Palácio da Liberdade, na Região Centro-Sul de BH, da partitura original do Hino Nacional e de outros três hinos importantes na história do Brasil para serem mostrados até setembro na exposição “Já raiou a Liberdade”, no Palácio da Liberdade. “Estamos abrindo as festividades do Bicentenário da Independência do Brasil com o anúncio da Via Liberdade, que passa por monumentos importantes, como Ouro Preto (Região Central de Minas), e é a maior rota turística do país”, disse Zema. As partituras, em caixa de madeira, foram conduzidas pelos Dragões da Independência e Cavalhada de Mateus Leme.

A parceria na empreitada vai fomentar o turismo das cidades e, consequentemente, o desenvolvimento territorial e econômico das regiões contempladas. O investimento total na Via Liberdade contempla também editais de cultura e turismo e investimentos em projetos nas autarquias estaduais.

Significado

A rota foi criada em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil e aos 100 anos da Semana de Arte Moderna, pois, segundo o secretário de estado de Cultura e Turismo (Secult), Leônidas Oliveira, percorre as cidades que tiveram protagonismo nesses momentos históricos, desde a fase do Brasil Império no Rio de Janeiro, passando pelos movimentos libertários em Minas, a conquista do interior, em Goiás, a Independência do Brasil e a criação modernista de Brasília. A Via Liberdade conta com ações e programas estratégicos que serão desenvolvidos ao longo da BR-040 e imediações. São mais de 300 cidades nesse percurso, que apresentam sete Patrimônios da Humanidade e 80 Patrimônios Memória do Mundo.

A Via Liberdade, que não tem previsão de sinalização por uma questão de sustentabilidade, conforme disse Leônidas, conta com quatro eixos de ações, de forma conjunta, pelos três estados e Distrito Federal, sendo de estruturação, sinalização, promoção dos roteiros e destinos turísticos e intercâmbio cultural. Para conhecer a rota e obter mais informações, basta acessar o portal www.vialiberdade.com.br. Como há trechos demandando obras para melhorar o trânsito, Leônidas explicou que os quatro governadores já procuraram o Ministério da Infraestrutura para que as necessárias intervenções estejam na pauta, ainda este ano, com a concessionária.

Na oportunidade, foram apresentados diversos produtos para serem comercializados nos circuitos culturais do caminho, a exemplo de vinho, doce, queijo e café do cerrado, pelos três estados integrantes da rota e o Distrito Federal. São 24 parques, integrando 70% do patrimônio tombado do país, com paisagens entre montanhas e mar, cidades imperiais, natureza exuberante, horizontes, capitais, metrópoles, comidas típicas, tradições, sertão, arte e contemporaneidade. Além da Via Liberdade, o governo de Minas disponibiliza, para todo o estado, linhas de crédito na ordem de 280 milhões junto ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) para ações de estruturação do turismo.

Exposição No lançamento da Via Liberdade, tiveram destaque as referências históricas e abertura da exposição dos quatro principais hinos do Brasil: da Independência, Nacional, da Bandeira e da Proclamação da República. As peças chegaram a BH no dia 19, procedentes do Rio de Janeiro.

Os manuscritos saíram do Arquivo Público Mineiro, na Avenida João Pinheiro, e foram levados para a extremidade da Alameda das Palmeiras, na Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul de BH. Três oficiais dos Dragões da Inconfidência estavam de cada lado, um militar com vestimenta de alferes ao centro e a cavalhada de Mateus Leme, com 24 cavalheiros ao fundo, receberam a partitura original do Hino Nacional. A partir daí, foi iniciado o deslocamento até o Palácio da Liberdade.

Romeu Zema recebeu o hino das mãos do alferes, e em seguida, foi aberta a exposição, com a solenidade de assinatura do decreto. As autoridades foram encaminhadas à grande Tenda do Palácio para assinatura do documento e depois visitaram a feira montada com atrativos turísticos dos três estados e Distrito Federal.

 

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação