ALERTA

Yakecan: ventos da tempestade podem chegar a 100 km/h, alerta Defesa Civil

Expectativa é de que a tempestade chegue ao continente entre a tarde e noite desta terça-feira (16/5)

Deborah Hana Cardoso
postado em 16/05/2022 22:38 / atualizado em 16/05/2022 22:38
Durante coletiva, ficou o alerta de que o Yakecan pode causar queda de árvores e destelhamentos -  (crédito: MDR/Reprodução Youtube)
Durante coletiva, ficou o alerta de que o Yakecan pode causar queda de árvores e destelhamentos - (crédito: MDR/Reprodução Youtube)

Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (16/5), a Defesa Civil Nacional por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) fez um alerta para uma tempestade subtropical — chamada de “Yakecan” — que deve atingir o Sul do país nesta terça-feira (16/5). A tempestade poderá chegar até o sul de São Paulo.

Segundo as informações da coletiva, Yakecan deverá atingir o continente entre a tarde e a noite de terça-feira (16/5). Os ventos podem ultrapassar os 100 km/h — o que pode causar queda de árvores e destelhamentos.

Mensagens de alerta

Márcia Seabra, coordenadora de Meteorologia do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), disse que desde a última semana, o órgão já vinha emitindo alertas devido à massa de ar frio e geadas na região. “Todos ficam assustados com a palavra ciclone, mas toda frente fria tem um ciclone extratropical associado”, explicou.

A coordenadora pontuou que nesse caso em específico, o ciclone se desprendeu da frente fria e, por isso mudou de categoria, tornando-se um ciclone subtropical.

Na coletiva, ainda foi explicado que a Marinha do Brasil está realizando todos os avisos aos navegantes. “Qualquer condição em alto mar como ressaca (ou) ondas, devem ser feitas junto à Marinha do Brasil”, disse.

Miguel Ivan, diretor do Inmet, afirmou ainda que a Yakecan, por enquanto, está classificada como tempestade subtropical, mas isso pode mudar nos próximos dias. “Depende de um conjunto de fatores”, frisou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação