Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (16/5), a Defesa Civil Nacional por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) fez um alerta para uma tempestade subtropical — chamada de “Yakecan” — que deve atingir o Sul do país nesta terça-feira (16/5). A tempestade poderá chegar até o sul de São Paulo.
Segundo as informações da coletiva, Yakecan deverá atingir o continente entre a tarde e a noite de terça-feira (16/5). Os ventos podem ultrapassar os 100 km/h — o que pode causar queda de árvores e destelhamentos.
Mensagens de alerta
Márcia Seabra, coordenadora de Meteorologia do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), disse que desde a última semana, o órgão já vinha emitindo alertas devido à massa de ar frio e geadas na região. “Todos ficam assustados com a palavra ciclone, mas toda frente fria tem um ciclone extratropical associado”, explicou.
A coordenadora pontuou que nesse caso em específico, o ciclone se desprendeu da frente fria e, por isso mudou de categoria, tornando-se um ciclone subtropical.
Na coletiva, ainda foi explicado que a Marinha do Brasil está realizando todos os avisos aos navegantes. “Qualquer condição em alto mar como ressaca (ou) ondas, devem ser feitas junto à Marinha do Brasil”, disse.
Miguel Ivan, diretor do Inmet, afirmou ainda que a Yakecan, por enquanto, está classificada como tempestade subtropical, mas isso pode mudar nos próximos dias. “Depende de um conjunto de fatores”, frisou.
Saiba Mais
- Acervo Polícia e Bombeiros receberão doações para ajudar vítimas de enchentes em Santa Catarina
- Acervo Distrito Federal anuncia mais ajuda para Santa Catarina
- Acervo Saiba como ajudar as vítimas das enchetes de Santa Catarina
- Acervo Continuam campanhas de doações para vítimas de enchentes em SC
- Acervo Defesa Civil registra 64 mortes causadas pelas chuvas em dez estados
- Acervo Piloto alemão abandona Dakar após atropelamento com morte
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.