CLIMA

Tempestade subtropical Yakecan atingirá sul do país; saiba o que fazer

A população das áreas de risco devem buscar informações na Defesa Civil e são orientadas a cadastrar celulares no número 40199 com o CEP da região onde mora, para receber alertas no celular

Deborah Hana Cardoso
postado em 16/05/2022 21:14 / atualizado em 16/05/2022 21:21
 (crédito: MDR/reprodução youtube)
(crédito: MDR/reprodução youtube)

Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (16/5), a Defesa Civil Nacional, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), fez um alerta para a tempestade subtropical Yakecan que atingirá a região sul do país e que poderá chegar até São Paulo.

O diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) do MDR, Armin Braun, explicou como a população das áreas podem se proteger, com previsão de serem atingidas por rajadas de ventos de mais de 100km/h, podendo causar destelhamento, queda de árvores e de postes.

Segundo ele, a população das áreas de risco devem buscar informações na Defesa Civil e são orientadas a cadastrar celulares no número 40199 com o CEP da região onde mora, para receber alertas no celular. "Os municípios brasileiros têm Defesa Civil e dão a primeira resposta. Os estados também."

"O ideal é evitar sair de casa, buscar locais protegidos e buscar informações de quando esses ventos fortes vão acontecer. Desligar a energia da tomada e desligar o gás do botijão", explicou Braun.

Em caso de emergência, ele ainda reiterou os telefones da Defesa Civil (199) e do Corpo de Bombeiros (193). "São os primeiros órgãos que devem ser demandados em caso de emergência", disse Braun.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação