GARIMPO ILEGAL

PF avalia entrar na terra indígena em que Kayapós afirmam deter garimpeiros

De acordo com um porta-voz do povo Kayapó, os indígenas realizaram a captura de nove garimpeiros na quarta-feira e aguardam a presença de autoridades para a prisão dos invasores

Talita de Souza
postado em 21/05/2022 23:51 / atualizado em 21/05/2022 23:53
De acordo com uma liderança indígena, a ação do povo Kayapó tinha como objetivo evitar a fuga dos garimpeiros dos órgãos fiscalizadores, que deveriam prendê-los pela ação ilegal -  (crédito: Instituto Socioambiental)
De acordo com uma liderança indígena, a ação do povo Kayapó tinha como objetivo evitar a fuga dos garimpeiros dos órgãos fiscalizadores, que deveriam prendê-los pela ação ilegal - (crédito: Instituto Socioambiental)

A Polícia Federal (PF) pode realizar uma operação na Terra Indígena (TI) Baú, no sudoeste do Pará, neste domingo (22/5) para retirar um suposto grupo de garimpeiros que foi detido por indígenas kayapós ao tentar reativar uma área de mineração ilegal dentro da região. De acordo com informações Agentes da corporação sobrevoaram a área neste sábado (21/5) e planejam o resgate.

As informações foram dadas por uma fonte da PF para a TV Liberal, que também informou que a retirada dos invasores será feita no âmbito da Operação Guardiões do Bioma, que objetiva o combate ao desmatamento ilegal nos estados do Amazonas, Pará, Mato Grosso e Rondônia.

De acordo com o vice-presidente do Instituto Kabu, entidade que defende os Kayapó na região, Myudjere Kayapó, os indígenas realizaram a captura de nove garimpeiros na quarta-feira (18/5). “Neste momento, o cacique com seu guerreiro estão lá, prenderam nove garimpeiros e pedem apoio. Já fazem quatro dias que eles pedem apoio para Polícia Federal, Funai, Ministério Público e nada da resposta”, informou o homem.

“A qualquer momento, isso pode acontecer, de derramamento de sangue do povo Kayapó por causa do garimpo ilegal. O meu tio, o meu cunhado, tá lá. O meu sobrinho tá lá, e tenho medo de alguma coisa acontecer com ele”, desabafa.

Myudjere diz que a ação do povo Kayapó tinha como objetivo evitar a fuga dos garimpeiros dos órgãos fiscalizadores, que deveriam prendê-los pela ação ilegal. “Cadê a Funai, a Polícia Federal, o Ibama. Cadê para retirar os garimpeiros não indígenas que estão lá? Os indígenas estão lá prendendo garimpeiro para que órgão competente possa ir lá tirar os garimpeiros”, frisa.

O vídeo foi compartilhado entre as lideranças indígenas e também por pessoas que acompanham a causa, como o advogado Melillo Dinis. O Ministério Público Federal no Pará (MPF/PA) confirmou o conflito e classificou como “situação tensa” a detenção dos garimpeiros. “Há risco grave de conflito”, afirma o órgão.

“O MPF acompanha a situação tensa na Terra Indígena Baú, do povo Kayapó, no sudoeste do Pará. A Polícia Federal e a Polícia Civil foram acionadas para tomar providências urgentes”, disse o ministério.

Em 2021, um grupo de 40 garimpeiros foi expulso da região pelos Kayapós. Em abril deste ano, o garimpo, chamado Terra Velha, foi reativado. Os indígenas chegaram ao local e capturaram os nove garimpeiros. No entanto, a preocupação é com outro garimpo, chamado de Terra Nova, o qual está sendo novo ponto de ação dos garimpeiros.

Lá, há um grupo de indígenas aliados aos invasores desde 2019, o que pode causar um grande conflito inclusive entre os kayapós que lutam para retirar os garimpeiros do local. O garimpo ilegal, que estava estabilizado em 2019, voltou com força influenciando aldeias que saíram do Instituto Kabu para se associar a garimpeiros”, afirmou o Instituto em nota no fim de abril.

“Portanto, as pressões e impactos previstos foram ainda maiores e a necessidade de mitigação aumentou vertiginosamente", acrescentaram.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação