FRIO

Com -7,6°C, Parque Nacional do Itatiaia bate recorde de frio no país

Mínima foi registrada entre 5h e 6h deste sábado (21/05) na estação do Inmet, que está a aproximadamente 2.450 metros de altitude

Correio Braziliense
postado em 21/05/2022 17:50 / atualizado em 21/05/2022 17:50
 (crédito: Divulgação Parque Nacional do Itatiaia)
(crédito: Divulgação Parque Nacional do Itatiaia)

As baixas temperaturas chegaram a todos as unidades da Federação, incluindo aquelas geralmente lembradas pelo calor que chega a bater os 40ºC, como o Rio de Janeiro. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Parque Nacional do Itatiaia, localizado no Sul do estado, registrou a temperatura mínima de -7,6°C entre 5h e 6h na madrugada deste sábado (21/5), recorde de frio no ano para o país.

O frio também atingiu outras localidades do estado. Em Rio Claro, o termômetro de uma pousada marcou -0,9°C às 6h50. As imagens que circularam na internet mostram que o frio veio acompanhado de uma geada que deixou o gramado branco. O fenômeno é conhecido como “sincelo” e acontece quando o nevoeiro congela. Isso é comum quando há uma massa de ar polar, combinada com temperaturas abaixo de 0°C.

Na estação de Campo Belo, próxima ao parque, mas que não faz parte daquelas monitoradas pelo Inmet e, portanto, não é considerada para os registros oficiais, os termômetros marcaram -9,2°C e, na sexta-feira, -8,3°C. A estação do Campo Belo fica em um local mais úmido e frio, abaixo da estação do Inmet, que está a aproximadamente 2.450 metros de altitude.

Apesar de ser um número muito baixo, essa não foi a menor temperatura registrada no Parque Nacional do Itatiaia. Na madrugada do dia 1° de julho de 2021, a reserva registrou a temperatura mais baixa de sua história: -9,9°C. No mesmo dia, a estação de Campo Belo registrou -12°C durante a manhã.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação