RELIGIÃO

Padre de 85 anos celebra cerimônia de casamento do neto em Porto Alegre

O padre Paulo foi casado e teve quatro filhos. Quando se tornou viúvo, pediu uma solicitação especial para o Vaticano e conseguiu ser consagrado

Helena Dornelas*
postado em 26/05/2022 17:02 / atualizado em 26/05/2022 17:08
O padre Paulo foi casado e teve quatro filhos, quando se tornou viúvo pediu uma solicitação especial para o Vaticano e conseguiu ser consagrado padre
 -  (crédito: Reprodução)
O padre Paulo foi casado e teve quatro filhos, quando se tornou viúvo pediu uma solicitação especial para o Vaticano e conseguiu ser consagrado padre - (crédito: Reprodução)

O padre Paulo Müller, 85 anos, celebrou a cerimônia de casamento do próprio neto em uma igreja em Porto Alegre. O neto Anderson Martins Müller e a mulher, Rafaela Pilla, queriam o avô comandando a cerimônia desde o começo.

Paulo se tornou padre após o casamento de 29 anos com Lizzete. Tiveram quatro filhos. Durante a juventude, Paulo foi focado na igreja e após a morte da esposa, nos anos 1990, ele que já era diácono, decidiu então continuar os estudos religiosos e se tornar padre. Como já tinha sido casado, o senhor precisou de uma autorização especial do Vaticano para assumir a função.

Anderson contou ao portal UOL, que por ser um pedido inusitado a solicitação do avô precisou passar pelo papa. “O bispo, na ocasião, levou a demanda e o papa autorizou a ordenação dele como padre.”


O casamento de Anderson e Rafaela precisou ser adiado devido à pandemia e porque, a princípio, o casal não queria celebrar a cerimônia em uma igreja e, sim, no local da festa. Com os adiamentos, por fim, o casal decidiu se casar na igreja para ter a presença do avô.

O noivo conta que o avô durante a cerimônia destacou a necessidade de fidelidade, companheirismo e amor. “Nós podemos presenciar os ensinamentos de quem já viveu a vida de casal e que hoje pode orientar novos casais quanto às responsabilidades envolvidas em um sacramento tão importante."

Apesar da história inusitada e pouco comum do padre, Anderson diz que a família já está acostumada. "Para mim e para os familiares parece ser algo corriqueiro, afinal você se acostuma com o fato e acaba se tornando natural. Quem enxerga de fora às vezes não compreende e acaba falando sem conhecimento."

* Estagiária sob supervisão de Roberto Fonseca

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação