ASTRONOMIA

Meteoro com maior duração do ano é registrado no céu de Porto Alegre

O meteoro é um fragmento do cometa 73P/Schwassmann-Wachmann 3 (SW3), que está se despedaçando desde 1995

Jéssica Andrade
postado em 31/05/2022 12:32
 (crédito: Observatório Heller & Jung/Divulgação)
(crédito: Observatório Heller & Jung/Divulgação)

Um meteoro com quase 10 segundos de duração foi visto no céu do Rio Grande do Sul, na madrugada desta terça-feira (31/5). O Observatório Espacial Heller & Jung registrou o fenômeno por meio de câmeras instaladas nos bairros Petrópolis e Taquara, região metropolitana de Porto Alegre .

De acordo com Jung, o meteoro ingressou na atmosfera a uma altitude de 88,3 quilômetros ao sul do estado, e se dissipou sobre o oceano. Seguidores do professor no Facebook relataram ter visto os fragmentos de corpos celestes a olho nú.

O registro do fragmento aconteceu durante a chuva de meteoros Tau Herculídeas e teve a duração de 9,9 segundos. Segundo o professor Carlos Jung, responsável pelo observatório, este foi o registro mais longo no estado em 2022.

A chuva de meteoros Tau Herculídeas também foi vista em outros estados do país. Em Goiânia foram registrados 60 meteoros por hora. Todos são fragmentos do cometa 73P/Schwassmann-Wachmann 3 (SW3), que está se despedaçando desde 1995. Essa foi a primeira vez que a Terra entrou na órbita dos detritos gerados pelo cometa.

Confira a transmissão da chuva de meteoros desta terça-feira:

 


O Observatório

Localizado em Taquara, em Porto Alegre, o Observatório Espacial Heller & Jung foi construído pelo professor Carlos Jung, de 60 anos, doutor e pós-doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que atua na área há mais de 21 anos, com os próprios recursos.

O observatório conta com uma estrutura de monitoramento 24h, composta por 28 câmeras que detectam a movimentação de meteoros e satélites no céu do Rio Grande do Sul.

Jung é o único funcionário do local e passa as madrugadas, horário em que os meteoros costumam aparecer, analisando os fragmentos. Os dados observados pelo professor são disponibilizados de forma gratuita para outros pesquisadores.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação