Premiação

Itabira vence prêmio de melhor gestão de cidade mineradora do Brasil

Reconhecimento foi conferido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e pela Oscip Agenda Pública, em parceria com o Ministério de Minas e Energia

Vinícius Prates - Estado de Minas
postado em 08/06/2022 15:16 / atualizado em 08/06/2022 15:16
A premiação aconteceu nessa terça-feira (7/6), em Brasília, onde o prefeito de Itabira esteve presente para receber o prêmio -  (crédito: Divulgação)
A premiação aconteceu nessa terça-feira (7/6), em Brasília, onde o prefeito de Itabira esteve presente para receber o prêmio - (crédito: Divulgação)

A cidade Itabira, localizada na Região Central de Minas, foi a vencedora da categoria Gestão do Prêmio Municípios Mineradores, concedido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Agenda Pública, em parceria com o Ministério de Minas e Energia.

A premiação aconteceu nessa terça-feira (7/6), em Brasília. Na cerimônia estiveram presentes o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage e o chefe de Gabinete, Alisson Diego Batista Moraes. Itabira foi vencedora na categoria em uma votação final contra Santa Bárbara e Paracatu.

Para definir o vencedor da categoria foi observado critérios como capacidade de pagamento da cidade, dispêndio de recursos em Saúde e Educação e número de servidores per capita.

Foi a primeira edição do Prêmio Municípios Mineradores. A premiação tem o intuito de mapear, reconhecer e premiar as práticas e projetos de cidades que abrigam a mineração em seus territórios e que estão potencializando o aprimoramento da governança pública.

A honraria foi dividida em oito categorias e selecionou os vencedores entre 200 cidades em todo Brasil que receberam a Compensação Financeira por Exploração de Recursos Minerais (Cfem).

O presidente do Ibram, Raul Jungmann, e os ministros de Meio Ambiente, Joaquim Leite, e de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, também acompanharam a cerimônia.

O prefeito Marco Antônio Lage agradeceu a premiação e dividiu a honraria com toda população itabirana e aos servidores municipais. O chefe do Executivo também destacou o planejamento de curto, médio e longo prazo que é construído em parceria com a mineradora Vale.

"Um orgulho pessoal, mas, mais do que isso, é um prêmio que pertence aos funcionários da Prefeitura de Itabira e à população itabirana. Logo que assumimos, nós procuramos a Vale e apresentamos a proposta de um planejamento construído em forma de cogestão, que prepare Itabira para um futuro sustentável. Uma jornada de gestão qualificada e voltada para a sustentabilidade, com responsabilidade e construção de legados", disse o prefeito Marco Antônio.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação