Desaparecimento

Servidores aprovam greve após falas do presidente da Funai sobre Bruno e Dom

Os servidores da Funai anunciaram ainda um ato na terça-feira (14/6), no Ministério da Justiça, para reivindicar direitos e justiça pelos desaparecidos na Amazônia

Victor Correia
postado em 13/06/2022 20:33
 (crédito:  Carlos Vieira/CB)
(crédito: Carlos Vieira/CB)

Servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai) declararam greve nesta segunda-feira (13/6) após fala do presidente da Fundação, Marcelo Augusto Xavier da Silva, de que o jornalista britânico Dom Philips e o indigenista Bruno Pereira não teriam autorização para entrar na área indígena. Os dois desapareceram no dia 5 de junho na região do Vale do Javari, na Amazônia. Os servidores anunciaram ainda um ato na terça-feira (14/6), às 9h, no Ministério da Justiça. 

"O Presidente da Funai, Marcelo Xavier, se recusou a garantir a segurança dos servidores e ainda caluniou e criminalizou o servidor Bruno Pereira, os servidores do Vale do Javari, e a UNIVAJA", disseram os servidores em nota. "A gestão da Funai não se importa com seus servidores, então declaramos greve e iremos reivindicar nossos direitos com o Ministro da Justiça".

A greve foi decidida em assembleia com participação da Indigenistas Associados (INA), do Sindicado dos Servidores Públicos Federais do Distrito Federal (Sindisep-DF), da Confederação Nacional dos Servidores Públicos Federais (Considef) e da Associação Nacional dos Servidores da Funai (Ansef).

Mais cedo, em carta enviada a Marcelo Xavier, as entidades deram um prazo até as 18h desta segunda (13/6) para que o presidente da Funai se retratasse "pela difamação e pelas inverdades presentes em suas declarações públicas acerca do caso de desaparecimento de Bruno Pereira e Dom Phillips".

Confira a nota na íntegra

Servidores da Funai em Greve!!!

O Presidente da Funai, Marcelo Xavier, se recusou a garantir a segurança dos servidores e ainda caluniou e criminalizou o servidor Bruno Pereira, os servidores do Vale do Javari, e a UNIVAJA.

A gestão da Funai não se importa com seus servidores, então declaramos Greve e iremos reivindicar nossos direitos com o Ministro da Justiça.

Amanhã, às 09 horas, servidores mobilizados irão para o ministério da justiça reivindicar os seus direitos e clamar por justiça por Bruno e Dom!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação