Campeão

Vitória brasileira: mineiro de 9 anos é eleito Mister Mirim Mundial

Enzo Carvalho de 9 anos, morador de Contagem, já ganhou o Mister Mirim Contagem em 2019, Mister Mirim Minas em 2020 e o Mister Mirim Brasil em 2021

Cler Santos* - Estado de Minas
postado em 30/06/2022 11:34 / atualizado em 30/06/2022 11:35
 (crédito: Arquivo Pessoal/Divulgação)
(crédito: Arquivo Pessoal/Divulgação)

O mineiro Enzo Silveira Carvalho, de 9 anos, ganhou na última semana (23 a 25 de junho) o prêmio de Mister Mirim Mundial. O evento se chama “Festival de La Belleza”, em Arequipa, no Peru. O garoto nascido em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, representou o Brasil no concurso que reúne crianças do mundo todo. Ele já havia conquistado o Mister Mirim do município, em 2019, além do Mister Mirim Minas, em 2020, e o Mister Mirim Brasil, em 2021.

De acordo com Andrea Graziela, mãe de Enzo, tudo começou em 2017, quando ela inscreveu o filho em um curso de modelo para crianças. Inicialmente, a ideia era trabalhar a timidez do garoto, mas o resultado foi muito melhor. Enzo adorou e decidiu que queria seguir a carreira de modelo.

“Nós temos uma preparação intensa, principalmente quando o concurso está perto. Ele faz aula de teatro há muito tempo. Dessa vez ele até sambou na passarela, com traje típico e tudo mais”.

  • Enzo e seu troféu no Peru após vencer o concurso Arquivo Pessoal/Divulgação
Segundo Andrea, Enzo entende a seriedade do concurso, mas leva tudo com muita leveza. “A gente brinca muito, ele adora Mcdonald's. Sempre vamos entre os ensaios e ele ama”.

A competição no Peru foi especial para eles, pois envolveu uma preparação maior com ajuda de dois coordenadores nacionais, Cássio Pardo e Thiago Fagundes. “Foram muito cuidadosos com as crianças, bem organizados e profissionais”.

Enzo chegou à final com representantes do México e da Venezuela. Orgulhosa, a mãe disse que ele fez tudo corretamente, com muita concentração e dedicação.

Agora, o garoto parte para um título inédito para o Brasil: o da categoria Mirim na República Dominicana. “Disseram que ele tem uma grande chance de vencer”, contou a mãe. 

'Sempre respeitei a vontade dele'

  • Enzo e seu troféu no Peru após vencer o concurso Arquivo Pessoal/Divulgação

Andrea explicou que nunca obrigou Enzo a fazer nada e sempre o consultou antes de tomar qualquer decisão sobre o futuro do menino. Ela apresentou os prós e contras em relação aos concursos.

“Sempre conversei muito com ele e respeitei a vontade dele. Eu deixo as decisões para ele tomar, deixo ele escolher. Nesse último concurso ele estava com luzes no cabelo, e os coordenadores divergiram sobre deixar as luzes ou não. Eu cheguei nele, apresentei os pontos positivos e negativos das luzes no cabelo pro concurso. Ele decidiu ficar com elas, e assim ele desfilou”, esclareceu.

 

Andrea aprendeu a lidar com as vontades do filho em treinamentos de passarela do garoto. “Eles diziam que os sonhos e as vontades são da criança, não é da mãe nem do pai. É muito comum a gente ver os pais obrigando as crianças, oferecendo coisas em troca, tipo assim, 'faz isso que eu te dou isso depois'. É muito triste”.

 

Falta de apoio da prefeitura

A mãe de Enzo esperava mais apoio da Prefeitura de Contagem, que buscou ajuda, mas não teve como auxiliá-la nas despesas da viagem. Como o garoto ganhou o concurso estadual e nacional, ele recebe a viagem totalmente paga, mas os acompanhantes precisam desembolsar as próprias despesas.

"Precisei da ajuda de amigos para ir. Não temos apoio público nenhum. Fomos lá, carregamos a bandeira e não recebemos ajuda por isso. Não somente por meu filho que é modelo, muitas pessoas do esporte sofrem do mesmo".


*Estagiária sob supervisão do subeditor Rafael Arruda

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação