ECOSSISTEMA MARINHO

82,2% dos brasileiros estão dispostos a preservar os oceanos, diz estudo

O estudo foi realizado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, em parceria com a Unesco e a Universidade Federal de São Paulo. A iniciativa tem o objetivo de mostrar a importância do ecossistema costeiro-marinho

Aline Gouveia*
postado em 30/06/2022 18:43
 (crédito: Divulgação/Projeto Tamar)
(crédito: Divulgação/Projeto Tamar)

De acordo com o estudo Oceano sem mistérios, a relação dos brasileiros com o mar, 10% dos brasileiros nunca foram à praia e 82,2% se mostram dispostos a mudar os hábitos para colaborar com a preservação dos oceanos. Os dados fazem parte de uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, em parceria com a Unesco e Universidade Federal de São Paulo, para informar e conscientizar a população acerca da importância do ecossistema costeiro-marinho.

A pesquisa também apurou a relação dos brasileiros com outros elementos naturais e constatou que 59% nunca visitaram as dunas, 75% não conhecem os recifes de corais e 58% desconhecem os manguezais do país. De todas as regiões brasileiras, o Centro-Oeste tem o menor índice de visitação aos ambientes costeiro-marinho.

Das 2 mil pessoas ouvidas, 50% avaliam que o oceano impacta os indivíduos diretamente, enquanto o impacto pessoal foi reconhecido por 34% dos participantes do estudo. "Direta ou indiretamente, o oceano impacta a sobrevivência e o bem-estar de todas as pessoas. Seja pelo ar que respiramos, pela chuva, pela alimentação", ressalta a pesquisa.


A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza ressalta ainda que a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que de 2021 a 2030 será realizada a Década do Oceano. Para Janaína Bumbeer, especialista da Fundação, é necessário ocorrer a colaboração coletiva para a preservação dos oceanos. "Esperamos ter, até 2030, um oceano mais limpo, saudável e resiliente", diz.

*Estagiária sob supervisão de Pedro Grigori.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação