INVESTIGAÇÃO

‘Mulher da casa abandonada’ deixa local após tiro de arma de fogo em janela

É a primeira vez em 20 anos que a mulher deixa o local após fazê-lo de moradia, em 2000, quando voltou ao Brasil para evitar ser indiciada e julgada por crime nos Estados Unidos

Correio Braziliense
postado em 13/07/2022 22:04
 (crédito: Instagram/Reprodução)
(crédito: Instagram/Reprodução)

Denunciada por submeter uma empregada doméstica a uma rotina de trabalho análogo à escravidão nos Estados Unidos, Margarida Bonetti, conhecida como ‘a mulher da casa abandonada’, deixou a mansão em que se manteve reclusa por duas décadas, em Higienopólis, São Paulo, após um tiro de arma de fogo atingir uma das janelas do imóvel.

O episódio foi revelado por Rosa Vicente de Azevedo, irmã da mulher, para a Polícia Civil de São Paulo, que investiga se Margarida foi vítima de abandono de incapaz, já que vivia em uma mansão sem sistema de esgoto, com entulho e lixo espalhados pelo lote. As informações são do UOL.

É a primeira vez em 20 anos que a mulher deixa o local após fazê-lo de moradia, em 2000, quando voltou ao Brasil para evitar ser indiciada e julgada pelo crime de agressão e de trabalho análogo à escravidão contra a ex-empregada — violência cometida entre o fim dos anos 1970 e o início dos anos 2000. O marido dela, Renê Bonetti, se manteve no país, foi condenado e cumpriu a pena de seis anos de prisão.

De acordo com Rosa, o tiro foi o estopim para Margarida abandonar o refúgio que a fez ficar livre do FBI por 20 anos. A história dela foi revelada no podcast jornalístico A mulher da casa abandonada, de Chico Felitti e promovido pela Folha de S.Paulo. Lançado em 8 de junho com episódios semanais, o trabalho de  apuração sobre a peculiar mulher que transitava na rua da mansão com o rosto sempre coberto por uma pomada ganhou repercussão nacional.

Após a produção revelar que Margarida se mantinha isolada em uma mansão, sem manutenção, com entulho e lixo amontoados, em um bairro nobre de São Paulo, por estar fugindo do julgamento do crime que remete à escravidão, ouvintes passaram a se manifestar em frente ao local. Os muros da casa foram pichados com o termo “escravocrata” e faixas com a mesma conotação foram anexadas no portão da mansão, e era comum pessoas desferirem xingamentos contra a mulher, mesmo sem vê-la.

“Em certo dia, ocorreu um disparo de arma de fogo que atingiu uma das janelas”, contou Rosa em depoimento prestado na segunda-feira (11/7). Margarida, de acordo com a irmã, não foi ferida no ataque e decidiu deixar o local logo após o episódio, “pois está temerosa pela sua vida e integridade física”.

Rosa não informou a data da saída de Margarida do local, mas, em 3 de julho, o Instituto Luisa Mell entrou na mansão para resgatar duas cadelas que viviam no local, consideradas vítimas de maus-tratos, e a mulher da casa abandonada não estava mais no local. “A dona foi embora”, declarou, na ocasião, um dos voluntários da ONG que resgata animais em situação de risco.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Instituto Luisa Mell (@institutoluisamell)

Polícia investiga se mulher foi abandonada pela família

O inquérito iniciado pela Polícia Civil de São Paulo foi instaurado na primeira semana de julho após, de acordo com a corporação, receber ligações da vizinhança com denúncias de que morava na mansão “uma pessoa que apresenta problemas de saúde mental e que estaria necessitando de ajuda”.

No boletim de ocorrência da corporação, consta uma visita feita por agentes. “A residência está em estado de abandono, com vasta vegetação cobrindo a entrada do imóvel, que estava fechado. Porém, foi possível perceber que havia uma luz acesa. No entanto, ninguém atendeu a investigação”, diz trecho do documento.

Ao UOL, o delegado que investiga o caso, Roberto Monteiro, afirmou que se a mulher está dentro da casa “sem água, sem esgoto e em situação precária”, “supostamente houve abandono por parte da família”.

A polícia intimou o filho e a irmã de Margarida para prestar depoimento sobre o crime de abandono de incapaz e se a mulher tem algum distúrbio psiquiátrico. No depoimento desta segunda-feira (11/7), Rosa negou qualquer “problema de ordem mental” e disse ser responsável pelo sustento de Margarida, como a manutenção da alimentação, compra de roupas e calçados e a liberação de dinheiro para compras e locomoção.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação