ESPANHA

Indigenista xinga presidente da Funai em reunião internacional em Madri

Indigenista Ricardo Rao interrompeu uma reunião da Assembleia Geral do Fundo para o Desenvolvimento dos Povos Indígenas da América Latina e do Caribe (Filac) com xingamentos contra o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier.

Michelle Portela
postado em 21/07/2022 12:23 / atualizado em 21/07/2022 12:59
 (crédito: Reprodução/Twitter)
(crédito: Reprodução/Twitter)

O indigenista Ricardo Rao interrompeu uma reunião da Assembleia Geral do Fundo para o Desenvolvimento dos Povos Indígenas da América Latina e do Caribe (Filac), em Madri, com xingamentos contra o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier. 

Rao publicou um vídeo nas redes sociais em que aparece criticando o órgão, o governo federal e o presidente Jair Bolsonaro. Após a abordagem, Xavier deixou o auditório. Não ficou claro se ele  retornou ao local para seguir no evento. 

 

"Este homem não pertence aqui, não é digno de estar entre os senhores. O Itamaraty é uma vergonha. O Itamaraty está sendo babá de miliciano. Marcelo Xavier é um miliciano. É responsável pela morte de Bruno Pereira e Phillips. Miliciano. Vai embora. Vai pra fora", gritou o indigenista ao interromper o evento.

Além dos xingamentos, Rao disparou acusações contra Xavier, por suposta ligação com a morte do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips

Rao é ex-funcionário da Funai "exilado" na Europa. Ele mudou de país após alegar pressão do governo brasileiro. 

Filac

A Filac tem 30 anos de existência e reúne os países da Cúpula Iberoamericana para debater as questões entre estados e povos indígenas nas Américas. 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação