Conta de luz

Brasil tem a segunda energia elétrica mais cara do mundo

O ranking é lidera pela Colômbia. O custo para os brasileiros subiu 47% nos últimos cinco anos

Matheus Vaz*
postado em 22/07/2022 19:14 / atualizado em 22/07/2022 19:17
Os aumentos na tarifa durante os últimos cinco anos ajudam a explicar a posição brasileira  -  (crédito: Barbara Cabral/ Esp. CB/D.A Press)
Os aumentos na tarifa durante os últimos cinco anos ajudam a explicar a posição brasileira - (crédito: Barbara Cabral/ Esp. CB/D.A Press)

O Brasil tem a segunda conta de luz mais cara do mundo, ficando atrás apenas da Colômbia. A constatação foi feita a partir de um estudo realizado pela plataforma CupomValido.com.br com dados da Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace) sobre valores da energia elétrica. 

Abrace/Cupom Válido
Abrace/Cupom Válido (foto: Abrace/Cupom Válido)

O custo da energia nos últimos cinco anos aumentou 47% no Brasil, contribuindo para a posição alta no ranking.

A justificativa para o preço alto no Brasil, segundo o estudo, são os impostos, taxas, furtos e ineficiências, que ocupam a parcela de 46,5% da conta de energia, os outros 53,5% seriam apenas para a distribuição da energia. Somente com furtos estipula-se que as perdas somarão R$5,4 bilhões apenas em 2022.

Na outra ponta da régua, a Noruega lidera o ranking de países com a energia elétrica mais barata, seguida por Luxemburgo e Estados Unidos. O top 10 conta com seis países europeus (Noruega, Luxemburgo, Suíça, Irlanda, Holanda e Suécia), dois países norte-americanos (Estados Unidos e Canadá), um asiático (Coréia do Sul) e um da Oceania (Austrália), ou seja, nenhum país da América Latina e ou da África. 

Abrace/Cupom Válido
Abrace/Cupom Válido (foto: Abrace/Cupom Válido)

*Estagiário sob supervisão de Pedro Grigori. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Abrace/Cupom Válido
    Abrace/Cupom Válido Foto: Abrace/Cupom Válido
  • Abrace/Cupom Válido
    Abrace/Cupom Válido Foto: Abrace/Cupom Válido
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação