CENSO 2022

Após dois anos de atraso, Censo começa coleta de dados nesta segunda-feira

Ao todo, serão pesquisados cerca de 89 milhões de endereços em todo o país, com investimento de R$ 2,3 bilhões para realização da pesquisa

Maria Paula Monteiro - EM
postado em 01/08/2022 16:52
Pesquisas do Censo 2022 começam a ser aplicadas neste 1° de agosto -  (crédito: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Pesquisas do Censo 2022 começam a ser aplicadas neste 1° de agosto - (crédito: Leandro Couri/EM/D.A Press)

Com 183 mil funcionários, a 13ª edição do Censo começa nesta segunda-feira (1º/8), com entrevistas em todos os 5.568 municípios brasileiros, no Distrito Federal e no Distrito Estadual de Fernando de Noronha. A pesquisa é realizada a cada dez anos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O último Censo foi feito em 2010, e a meta era que outro fosse feito em 2020. Por falta de investimentos e por conta da pandemia, a pesquisa vem com um atraso de dois anos. Ao todo, são cerca de 89 milhões de endereços para coleta de dados.

O Censo 2022 tem valor confirmado de R$ 2,3 bilhões, dos quais 80% destinam-se à contratação temporária de profissionais: 211 mil pessoas, sendo 183.021 recenseadores, 18.420 supervisores e 10 mil agentes censitários.

Resultados da pesquisa são importantes para apontar caminhos de políticas públicas, baseados na renda, escolaridade, faixa etária, raça e cor, nascimentos, mortes e espelhar a realidade dos municípios brasileiros.

O censo é a única fonte de referência nacional dessas condições.

Como serão os questionários

Em 2022, dois questionários serão aplicados: um ampliado e outro simplificado. O ampliado conta com 77 perguntas e será aplicado a 11% dos entrevistados, levando 16 minutos para ser respondido, em média. Já o simplificado deve ser aplicado aos 89% restantes, com tempo médio de 5 minutos para entrevista.

O questionário básico pergunta sobre identificação do domicílio, informações sobre moradores, características do domicílio, identificação étnico-racial, registro civil, educação, rendimento do responsável pelo domicílio, mortalidade e dados da pessoa que foi entrevistada.

Já o ampliado pede também informações sobre trabalho, rendimento, casamento, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, pessoas com deficiência, migração interna e internacional, deslocamento para estudo, deslocamento para trabalho e autismo.

Assim como em 2010, todos os dados serão colhidos digitalmente, por meio do Dispositivo Móvel de Coleta (DMC). As informações são sigilosas e criptografadas.

O questionário pode ser respondido também pela internet e pelo telefone. Nesses casos, o recenseador vai até a casa do entrevistado entregar um código necessário para preencher o questionário. Por meio da internet, o prazo de resposta é de 7 dias.

Para evitar possíveis golpes, é possível conferir a identidade do recenseador por meio do QR Code do crachá ou digitando o número de matrícula no site do IBGE.

Novidades

O Censo de 2022 contemplará, pela primeira vez, perguntas sobre autismo e população quilombola.

Questionários sobre autismo são uma exigência da legislação brasileira desde a Lei 13.861/19, e permite produzir informações atualizadas do número de indivíduos com essas características. A partir dos números, é possível também comparar a situação do Brasil com a de outros países relativo a esse tema.

Povos indígenas já são incluídos nas pesquisas do IBGE desde 1991. Em 2010, o levantamento passou a citar também sobre pertencimento étnico e línguas indígenas faladas.

Em 2022, é a primeira vez que o país terá dados atualizados sobre a população quilombola, bem como os nomes das comunidades. Antes de iniciar a coleta de dados, os recenseadores apresentam o levantamento à liderança comunitária e esclarecem possíveis dúvidas.

Neste momento, também deve ser apresentado à liderança o questionário de abordagem em agrupamento indígena, outra novidade de 2022. Por meio dele, se tem a identificação de dados de infraestrutura, recursos naturais, educação, saúde e hábitos relativos àquela aldeia ou comunidade.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação