Varíola do macaco

Varíola do Macaco: Queiroga diz que não vai declarar alerta de saúde pública

O ministro vai contra o pedido da Conass e ignora o alerta divulgado pela OMS que mostrou o Brasil como o país que mais aumentou casos da doença em uma semana

Tainá Andrade
postado em 15/08/2022 20:10
"Agora eu pergunto: vamos supor que eu reconhecesse hoje, o que ia mudar?", disse o ministro da Saúde - (crédito: Ed Alves/CB)

Em decisão contrária à Organização Mundial da Saúde (OMS), o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, descartou, nesta segunda-feira (15/8), a possibilidade de declarar emergência em saúde pública para a varíola do macaco. A entidade internacional emitiu um alerta em que aponta o Brasil como o país que teve o maior aumento mundial de casos em uma semana.

“A Espin (emergência em saúde pública) tem critérios para que seja reconhecida. EUA e Austrália foram os únicos que reconheceram. Até agora não recebi solicitação técnica da área para que considerasse ou não a edição de uma portaria em relação à Espin. Agora eu pergunto: vamos supor que eu reconhecesse hoje, o que ia mudar?", disse a autoridade.

Entre 22 de julho a 7 de agosto, o Brasil saltou de 592 para 1.721 casos, uma alta que chega a 190,7%. A doença se espalhou pelo país, e de acordo com o Ministério da Saúde são 2.747 casos confirmados até esta segunda-feira. São Paulo é o estado que acumula a maior quantidade, com 1.919 diagnósticos. 

Na última semana, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) pediu que o ministro decretasse estado de emergência. Assim como ocorreu com a covid-19, o judiciário brasileiro agiu para cobrar celeridade do governo federal para uma resposta sobre a nova crise sanitária.

Medidas de contenção

A primeira morte pela doença foi confirmada em 29 de julho, mesma data em que foi criado o Centro de Operações de Emergências (COE) do Ministério da Saúde contra a varíola dos macacos, que substituiu a sala de monitoramento da monkeypox, comandado pela pasta.

Um cronograma para a aplicação da vacina contra a doença deve ser finalizado nesta semana. O ministro prevê a compra de 50 mil dessas vacinas, com previsão para que a remessa de 20 mil doses chegue ao país no próximo mês. O restante estaria disponível apenas em novembro.

Há também a intenção de adquirir o antiviral tecovirimat, aprovado nos Estados Unidos contra varíola humana pelo Food and Drug Administration (FDA).

Nenhum dos dois produtos passaram pela avaliação da Agência Brasileira de Vigilância Sanitária (Anvisa). A entidade informou que está debruçada sobre a análise de seis produtos, que tem como objetivos a detecção da doença e a testagem rápida.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação