Previsão do tempo

Frente fria provoca a primeira neve do inverno brasileiro

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas seguirão em queda nessas regiões, pelo menos, até domingo

Isadora Albernaz*
postado em 20/08/2022 07:00
 (crédito: VINNY VANONI/Prefeitura de Porto Alegre)
(crédito: VINNY VANONI/Prefeitura de Porto Alegre)

A frente fria que provocou a primeira neve do inverno, na madrugada desta sexta-feira (19/8), na Região Serrana de Santa Catarina, chegou ontem às regiões Sudeste e Centro-Oeste. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas seguirão em queda nessas regiões, pelo menos, até domingo. O frio também deve avançar para a Região Norte.

Na cidade catarinense de Bom Jardim da Serra, além da neve, os termômetros registraram -6,4°C, a menor temperatura da Região Sul neste ano. De acordo com o meteorologista Mamedes Luiz Melo, Inmet, a precipitação de neve e chuva congelada no Sul é consequência do ciclone extratropical que trouxe umidade para o Continente. "Atrás da frente fria, essa massa de ar polar ajudou a induzir essa queda de neve", explicou.

O avanço da frente fria causará, na Região Norte, o que os especialistas chamam de friagem, com baixa nas temperaturas no Acre, em Rondônia e no Amazonas. No Sudeste, o frio atinge todos estados, com possibilidade de recorde das temperaturas mínimas. Há previsão de geada na Serra da Mantiqueira. No Centro-Oeste, a previsão para Campo Grande (MS) é de mínima de 7°C.

No Rio de Janeiro, foram registradas rajadas de ventos de até 88km/h, em Copacabana, na Zona Sul da cidade, que está em estado alerta para ocorrência de vendavais. A Marinha emitiu alerta de ressaca para quase todo o litoral do Sul e do Sudeste e para a parte sul da costa nordestina.

A expectativa dos meteorologistas, entretanto, é que o tempo volte a esquentar a partir de amanhã. Até lá, as cidades que esperam baixas temperaturas estão se preparando para acolher a população mais vulnerável.

Em São Paulo, a estação de metrô Dom Pedro, que fica no centro da capital, vai funcionar como abrigo para moradores de rua, com oferta de colchões, cobertores e alimentação.

Em Porto Alegre, a Operação Inverno está usando um ginásio para abrigar os necessitados. A administração de Florianópolis também anunciou que está em alerta para possíveis atendimentos em decorrência da queda na temperatura.

Secura sem trégua

Apesar do registro de baixas temperaturas e chuvas em vários pontos do país, o clima permanece seco no Centro-Oeste, com registro de muitos focos de queimadas. Ontem, em Palmas, os bombeiros foram acionados cinco vezes em apenas três horas para conter incêndios florestais. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Tocantins registrou, em 24 horas, 158 focos de incêndio.

Na quinta-feira, um incêndio na BR-060, no Sudoeste de Goiás, mobilizou mais de dez carros pipas e um avião, e assustou moradores e motoristas diante do avanço das labaredas pelas plantações. De acordo com dados do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, a corporação já atendeu mais de 5 mil e 300 incêndios florestais apenas neste ano.

No Distrito Federal, foram registrado, neste ano, 5.344 incêndios florestais, aumento de 17,9% em relação ao mesmo período analisado no ano anterior.

*Estagiários sob a supervisão de Vinicius Doria

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.