redes sociais

WhatsApp adia para 2023 estreia da ferramenta "comunidades" no Brasil

Função será lançada no país apenas só no próximo ano. A empresa comunicou o Ministério Público sobre a decisão

Correio Braziliense
postado em 26/08/2022 21:10 / atualizado em 26/08/2022 21:16
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

O WhatsApp anunciou que decidiu adiar para 2023 o lançamento da ferramenta “comunidades”. A funcionalidade, que permite agregar vários grupos em uma corrente de mensagens, foi postergada para o próximo ano em decorrência das eleições de outubro.

A Meta, empresa responsável pelo WhatsApp, tomou a decisão depois de receber uma recomendação do Ministério Público Federal em São Paulo (MPF-SP), afirmando que a ferramenta poderia facilitar a propagação de mensagens falsas (fake news) durante o período eleitoral. Assim, na noite de quinta-feira (25/8), a Meta enviou um ofício ao MPF-SP informando sobre o adiamento.

“Estamos entusiasmados com o valor que a funcionalidade 'Comunidades' trará para que organizações sociais e empresas possam gerenciar suas conversas em grupo. Enquanto estamos progredindo, não temos a expectativa de lançar 'Comunidades' no Brasil antes de 2023”, informou um porta-voz da Meta.

Ferramenta em fase de testes

A funcionalidade que permite ampliar os grupos de WhatsApp já está em teste em alguns países do mundo, mas a empresa não confirmou a data de lançamento no Brasil. A Meta apenas informou que a ferramenta será lançada “em algum momento de 2023”.

A Meta também se comprometeu com a lisura das eleições e anunciou esforços para manter suas redes sociais saudáveis durante o período eleitoral.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação